Prazer e sofrimento no trabalho numa empresa familiar: o caso de um hotel

Autores/as

  • Janete Capel Hernandes Universidade Salgado de Oliveira
  • Kátia Barbosa Macêdo Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v1i1.30

Resumen

Trata-se de uma pesquisa que objetivou descrever as vivências de prazer e sofrimento dos trabalhadores de uma empresa familiar do segmento hoteleiro, embasada na abordagem psicodinâmica do trabalho, principalmente em Dejours (1992, 1994,1997, 1999). Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, analisada com a técnica de análise gráfica do discurso de Lane (1985). Os resultados indicam vivências de prazer e sofrimento no relato dos trabalhadores, com ênfase nas de sofrimento. As categorias indicadoras de prazer, que emergiram do discurso, referem-se à realização pessoal e profissional. A organização é percebida como fonte de sustento, segurança e estabilidade para os trabalhadores. As categorias indicadoras de sofrimento se referem a: trabalho individualizado; sobrecarga e desgaste dos trabalhadores em função da organização do trabalho; falta de liberdade, autonomia e de reconhecimento; contradições freqüentes nos discursos dos trabalhadores, demonstrando o trabalho alienado e desprovido de significado; doenças psicossomáticas refletindo no corpo, as vivências de sofrimento. Discussões e propostas de intervenções como implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho concluem o artigo. Tais resultados demonstraram a relevância desse estudo para solidificação da abordagem psicodinâmica do trabalho e a contribuição para possíveis intervenções no campo de pesquisa, visando minimizar as vivências de sofrimento e ampliar as de prazer.

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Publicado

2008-06-30

Número

Sección

Artigos