ANÁLISE DA INSERÇÃO DE MARCA EM GAMES
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v8i2.2753Palabras clave:
Docência. Síndrome de Burnout. Trabalho.Resumen
Para aumentar o valor da marca, além da propaganda convencional, uma nova forma de divulgação de marca surgiu e passa a se consolidar como ferramenta eficiente em seu objetivo: o merchandising. Com uma forma sutil de inserção de marca, muitas empresas passaram a se utilizar desse elemento para induzir ideais de valores e características de sua marca nos respectivos públicos-alvo. As primeiras e mais corriqueiras inserções de marca se referem ao cenário das telenovelas, avançando assim também para videoclipes, filmes e mais recentemente para os games, que são o foco deste estudo. Este trabalho buscou explorar em quais contextos ocorrem as inserções de marca em games e a percepção dos gamers e especialistas sobre as inserções. A pesquisa foi conduzida em três etapas: (1) identificação das inserções de marca nos jogos; (2) análise das inserções por especialistas de marketing; e (3) grupo focal com os gamers. A análise dos dados coletados na pesquisa ocorreu por meio de análise de conteúdo. De modo geral, as análises dos gamers e as percepções dos especialistas em relação às inserções de marca foram muito similares. Os resultados mostram que os jogos buscam imitar a realidade, isto é, a inserção das marcas ocorre da mesma forma que em jogos reais. Os gamers evidenciaram que por vezes não percebem estas inserções, contudo, mostraram-se propensos a usar as marcas que aparecem nos jogos.Descargas
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