PERFIL EMPREENDEDOR: ANÁLISE DE SUAS RELAÇÕES COM VALORES RELATIVOS AO TRABALHO E AUTO-EFICÁCIA PARA CRIAR
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v8i3.2628Resumen
O perfil empreendedor é importante tanto para a criação de um novo negócio quanto para atuação profissional em organizações existentes. Desse modo, o objetivo geral é investigar as relações entre Perfil Empreendedor(PE), Valores Relativos ao Trabalho(VRT) e Auto-Eficácia para Criar(AEC). Para tanto, foi utilizada uma amostra de conveniência de 301 universitários de Administração (n=69), Psicologia (n=49), Ciências Biológicas (n=55), Veterinária (n=60), Engenharia Mecatrônica (n=45) e Engenharia Elétrica (n=23); sendo que desse total, 19,3% participavam de Empresa Júnior e 78% não participavam. Para aferir cada uma das variáveis foram selecionadas escalas validadas psicometricamente. A medida de PE contempla seis dimensões: autorealização, líder, planejador, inovador, assume riscos e sociável. O instrumento de VRT abarca sete dimensões: estimulação, segurança, realização, universalismo, poder, autodeterminação e conformidade. Já a escala de AEC é unifatorial. Para responder à PE e AEC a escala de resposta é do tipo likert de sete pontos, e a de VRT de cinco pontos. Os resultados mostraram que em PE, a maior média foi na dimensão planejador (1,39; dp=0,88), e aquela com menor média foi autorealização (0,91;dp=0,98). No que concerne aos VRT, a maior média foi em segurança(4,38;dp=0,59) e a com menor média poder(2,56; dp=0,72). E, a média de AEC foi superior ao ponto médio da escala (5,4; dp=0,91). Verificou-se que os alunos que participaram de EJ tiveram escore significativamente superior em líder(PE) e realização(VRT); também foram encontradas diferenças significativas em razão do curso. Os resultados mostraram relações entre PE, VRT e AEC. Todos os achados são cotejados com a literatura.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.