BUROCRACIA: ENFOQUES DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v8i1.2445Resumen
Geralmente podemos discernir uma contínua deflexão entre duas perspectivas epistemológicas no tratamento da temática da burocracia nos estudos organizacionais: i) em uma residem os estudos que homenageiam a concepção de burocracia como epítome da racionalidade formal e eficiência das ações na persecução de objetivos definidos; ii) na outra estão os estudiosos que analisam a burocracia privilegiando aspectos de poder, dominação, ideologia, alienação. Nesse diapasão, o objetivo deste artigo é identificar, na produção científica nacional hodierna em ciências da administração, as pesquisas que adotam os enfoques gerencialista ou crítico, nos sentidos aqui adotados, para a análise do fenômeno da burocracia, com especial ênfase na segunda corrente, e suas respectivas abordagens teóricas. Tal investida dar-se-á mediante levantamento da produção científica nacional publicada entre os anos 2000-2014 em 30 dos mais bem conceituados periódicos brasileiros do campo da administração e nos anais dos eventos promovidos pela Anpad. Os resultados indicam que há uma predominância dos estudos gerencialistas nas análises do fenômeno burocrático, embora não se possa falar em hegemonia. As abordagens teóricas têm se concentrado em temáticas como “burocracia, estado, política e sociedade”, “pós-burocracia, flexibilização e novas formas organizacionais”, “estrutura, controles e disfunções burocráticas”, “modelos de gestão pública” e “ideologia, poder, dominação e alienação”.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.