Materialismo entre Crianças e Adolescentes: o Comportamento do Consumidor Infantil de Santa Catarina

Autores/as

  • Thiago dos Santos
  • Maria José Barbosa de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i1.1826

Palabras clave:

Processo de aprendizagem. Interação. Indivíduo. Sociedade

Resumen

Com o objetivo de investigar as atitudes materialistas dos consumidores entre 9 e 14 anos de idade, foi realizado um levantamento com 1.832 crianças e adolescentes de Santa Catarina. Os resultados do estudo revelaram um índice de materialismo maior entre as crianças mais jovens, do gênero feminino, estudantes de escolas públicas e filhos de pais casados. Esses resultados confirmam a teoria que sugere que as atitudes materialistas podem sofrer diferenças de acordo com as variáveis sociodemográficas dos pesquisados. A Análise Fatorial proporcionou a distribuição da escala YMS (Youth Materialism Scale) em três fatores, em ordem decrescente de importância: valor ao dinheiro, diversão no consumo e cobiça. As conclusões apontam níveis expressivos de materialismo desse público, assim como os dados encontrados pelos autores que estudaram crianças em outros países.    

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Número

Sección

Artigos