Uma análise da atitude e do interesse dos estudantes de contabilidade quanto à área de métodos quantitativos

Autores/as

  • Francisco José Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Elias Pereira Lopes Júnior Universidade Estadual do Ceará
  • Anderson Queiroz Lemos Universidade Estadual do Ceará
  • Rodolfo Jakov Saraiva Lôbo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v2i2.177

Resumen

Este estudo tem por objetivo analisar o interesse e a atitude de estudantes de cursos graduação em Contabilidade em relação à área de métodos quantitativos. A partir de uma revisão de literatura foram enunciadas quatro hipóteses sobre como as dimensões de atitude influenciam o interesse dos estudantes, e em seguida desenvolveu-se um estudo de campo com dados coletados junto a 144 estudantes de instituições de ensino superior da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados através de análise descritiva e da técnica de análise de regressão. Observou-se que os estudantes de Contabilidade não demonstraram uma atitude entusiasmada em relação às disciplinas de métodos quantitativos. Quanto às hipóteses, verificou-se que o interesse dos estudantes é positivamente influenciado pela percepção de importância e pela autoconfiança dos estudantes em métodos quantitativos, e negativamente influenciado pela percepção de dificuldade da área. Procedeu-se a uma análise comparativa com a área de Administração, tendo-se verificado que os estudantes de Contabilidade sentem-se mais seguros quanto ao domínio de habilidades, percebem uma maior importância na área e tem um nível de autoconfiança mais elevado, quando comparados aos estudantes de Administração. Apesar das limitações, acredita-se que o estudo pode contribuir para instituições de ensino e para professores melhor direcionarem o processo de formação de profissionais da contabilidade.

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Biografía del autor/a

Francisco José Costa, Universidade Estadual do Ceará

Professor do curso de mestrado em Administração da Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Administração, com interesses em marketing e educação em negócios.

Elias Pereira Lopes Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Administrador e Mestrando em Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Anderson Queiroz Lemos, Universidade Estadual do Ceará

Administrador e Mestrando em Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Rodolfo Jakov Saraiva Lôbo, Universidade Estadual do Ceará

Administrador e Mestrando em Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Publicado

2009-12-23

Número

Sección

Artigos