Técnica do incidente crítico enquanto técnica de pesquisa: um exemplo aplicado.
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1504Palabras clave:
Sensibilidade. Linguagem visual. ImaginárioResumen
A Técnica do Incidente Crítico (TIC), largamente utilizada nas áreas médica e de enfermagem, consiste numa série de procedimentos para a coleta de observações diretas do comportamento humano com vistas a resolver problemas de ordem prática que, fundamentalmente, aflorem no encontro presencial durante a prestação de serviços. Apesar de pouco aproveitada na área de Administração de Empresas no Brasil, a TIC pode ser muito útil principalmente em estudos de Marketing, particularmente no que respeita ao comportamento do consumidor. Este artigo apresenta exemplo prático do passo a passo da aplicação desta técnica em pesquisa acadêmica qualitativa da área de Marketing. Seu propósito é o de contribuir como referencial para pesquisadores desta área que ainda desconheçam ou conheçam mal o potencial desta técnica enquanto instrumento de análise de evidências em trabalhos de abordagem qualitativa, e ou que estejam em busca de maiores informações a respeito de sua operacionalização prática.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.