O posicionamento epistemológico das pesquisas brasileiras no campo da estratégia voltadas às instituições de ensino superior.
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1491Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar o posicionamento epistemológico das pesquisas brasileiras no campo da estratégia, voltadas às instituições de ensino superior (IES) por meio de um estudo bibliométrico nos periódicos nacionais classificados pela Qualis/CAPES nos estratos “A1”, “A2” e “B1” da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, correspondente ao último triênio de 2012, além dos anais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD), no período de 1999 a 2011. A amostra deste estudo é composta por 14 artigos científicos que abordam a temática “Instituição de Ensino Superior” e “Estratégia”. Na metodologia, optou-se por uma pesquisa documental por meio de uma pesquisa bibliométrica e, para análise dos dados, realizou-se uma abordagem quantitativa das informações dispostas nos artigos científicos e uma breve análise de conteúdo. Conclui-se, a partir dos resultados, uma carência de pesquisas que abordam esta temática no cenário nacional e as poucas pesquisas existentes apresentam um posicionamento epistemológico predominantemente positivista a partir de uma perspectiva objetivista e de cunho quantitativo. Ressalta-se, ainda, que o autor da área de estratégia mais referenciado foi Mintzberg.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.