CONTRIBUIÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO PARA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS INSTALADAS: ANÁLISE DO CASO DO TECNOPUC – RS
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v5i2.1397Palabras clave:
Logística reversa. Embalagens de Agrotóxicos. Centrais de ColetaResumen
A evolução tecnológica das últimas décadas, em grande parte representada pelo desenvolvimento da Tecnologia de Informação (TI) de base microeletrônica, vem provocando mudanças no processo concorrencial de diversos segmentos econômicos e na competitividade das organizações, entre as quais as próprias empresas de TI. Por outro lado, universidades, órgãos de pesquisa e governos, entre outras instituições, têm fomentado a estruturação de Parques Tecnológicos como forma de promover o desenvolvimento regional de determinados segmentos econômicos específicos, como o de TI. Um exemplo deste tipo de Parque é representado pelo Tecnopuc, vinculado à PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do RS. O objetivo da presente pesquisa é o de analisar como o Parque Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) contribui para a competitividade das empresas do setor de Tecnologia de Informação (TI) lá instaladas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória. Foram entrevistados representantes de empresas de desenvolvimento de software instaladas no Tecnopuc, tendo por base um framework sobre os fatores que afetam a competitividade das empresas do segmento. Como resultado identificou-se que, considerando o produto e serviço que as empresas instaladas desenvolvem, bem como os respectivos mercados em que estas atuam, há diferenças significativas nos benefícios que as mesmas percebem que o parque oferece e na forma como estes benefícios afetam os seus fatores competitivos. Como principal constatação verificou-se que grande parte das empresas entrevistadas informou estarinstalada no Parque em função do “status” atribuído pelo mercado ao seu relacionamento com um parque tecnológico como o Tecnopuc.Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.