VALORES RELATIVOS AO TRABALHO E MAQUIAVELISMO: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO GESTORES DE UMA REDE VAREJISTA COM ATUAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v5i2.1394Palabras clave:
Comportamento do consumidor, grupos de referência, tribo urbanasResumen
A proposta deste estudo é a de verificar, por meio das abordagens quantitativa e qualitativa, a existência de relação entre os construtos valores relativos ao trabalho e maquiavelismo, tendo em vista as atividades dos gestores em uma rede varejista de Minas Gerais e, ainda, considerando o atual contexto do mundo do trabalho, marcado pela instabilidade, necessidade de respostas rápidas, competitividade e exigências. Para tanto, os seguintes objetivos foram propostos: identificar os valores relativos ao trabalho que norteiam a atuação destes gestores, com base em seu perfil sociodemográfico; avaliar o nível de maquiavelismo destes profissionais, comparando-o com os dados sociodemográficos; e verificar a existência de relação entre esses dois construtos. Trata-se de pesquisa de natureza descritiva com a adoção da estratégia de estudo de caso. Em um primeiro momento, foram aplicadas escalas validadas de mensuração dos construtos. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores, buscando o aprofundamento dos temas. Os resultados indicaram que existe relação entre os fatores prestígio (VRT) e desejo de controle (Maquiavelismo).Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.