DISCUSSÃO E PRÁTICA DA AUTOETNOGRAFIA: UM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM UMA SITUAÇÃO DE CATÁSTROFE
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v5i1.1249Palabras clave:
gestão de pessoas, competências individuais, competências organizacionaisResumen
Após a catástrofe de novembro de 2008 queassolou a Blumenau (SC), foi possível vivenciardiversas mudanças comportamentais na organizaçãoestudada. Com o objetivo de compreender as reaçõesorganizacionais frente a situação de catástrofe, oestudo foi conduzido por: 1) revisão da literaturasobre aprendizagem organizacional; 2) estudometodológico – a autoetnografia; 3) continuidade eaprofundamento da imersão no campo de estudo,com o uso de técnicas interiores à autoetnografia;4) encontro entre as categorias encontradas nomaterial empírico e aspectos específicos da teoria daaprendizagem organizacional. A análise foi realizadana intersecção do passado, futuro, envolvendoo contexto interno e externo da organização. Acategoria mais significativa evidenciada nesse estudofoi a afetiva, em suas diversas manifestações: a) medoe suas emoções secundárias; b) sofrimento e emoçõessuas secundárias; c) tristeza-alegria; d) tristeza comogeradora de união. A interpretação dessas categoriasconduziu à percepção de que a experiência deemoções primárias contraditórias contribuiu paraa aprendizagem dos indivíduos e os resultados doestudo foram situados em contextos também trágicossemelhantes, produzindo a conclusão última deque eventos impactantes exigem aprendizageminstantânea.Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.