Condições Causais e Efeitos Físicos, Cognitivos e Sociais do Uso da Internet por Idosos: Um Estudo Netnográfico em Redes de Comunicação On-line
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v7i2.1206Palabras clave:
qualidade de vida, trabalho, organizações.Resumen
Uma combinação de fatores, tais como, dificuldades físicas, mentais, educacionais e situação econômica são responsáveis pela exclusão dos idosos da tecnologia da informação. Estudos anteriores indicam que a Internet pode contribuir para o movimento de inclusão social dos idosos. Tomando as redes de comunicação online - fundamentalmente as comunidades virtuais - como objeto, este estudo objetiva compreender os impactos físicos, cognitivos e sociais gerados pelo uso da Internet por idosos. A estratégia de pesquisa utilizada foi a netnografia – termo cunhado por Kozinets, em 1998 – que surgiu do encontro entre a antropologia e cibercultura com a finalidade de estudar o imaginário virtual e seus atores, por meio da observação participante. Realizou-se o monitoramento sistemático de comunidades virtuais puras – aquelas se estabelecem somente pela mediação do computador, especificamente, trabalhou-se com a comunidade Orkut. O estudo identificou quatro tipos de causas que funcionam como obstáculo ao acesso dos idosos à Internet, sendo três de ordem cognitiva: a Dificuldade de Compreensão; o Disfarce de Identidade; a Deconfiança; e a Escassez de Idosos que Utilizam a Internet. Acerca dos impactos de efeito negativo produzidos pelo uso da Internet, entre aqueles que já utilizam a rede, foram encontrados os seguintes fatores: Conseqüências Físicas; Diminuição das Relações Presenciais, bem como, inúmeros outros fatores de impacto positivo, tais como, a Redução do Sentimento de Solidão; o Resgate de Antigas Amizades, e a oportunidade de Novas Aprendizagens por meio da tecnologia e de reingresso ao universo do conhecimento – fatores importantes no processo de inclusão social dos idosos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.