Redes Sociais como Fenômeno Cultural: Contribuições Teóricas às Pesquisas sobre Inovação

Autores/as

  • Jaiane Aparecida Pereira UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Alessandra Cenerino UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Josiane Silva de Oliveira UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcia Cristina David de Souza UEM - Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i2.1143

Palabras clave:

Livro-didático. Ensino de história. Escola.

Resumen

Este ensaio teórico teve por objetivo discutir como a abordagem cultural de estudos sobre redes sociais contribui para as pesquisas sobre os processos de inovação. Articulam-se teoricamente discussões da antropologia e sociologia econômica com os debates a respeito das redes sociais, no sentido de evidenciar como nos processos de inovação estão entremeados elementos da dinâmica cultural da estrutura da sociedade possibilitando legitimar e difundir mecanismos considerados inovadores. As discussões evidenciam possibilidades de identificação e análises dos efeitos sociais subjacentes aos processos de inovação, especialmente os relacionados ao contexto organizacional postulante desta dinâmica, como as disputas nas redes sociais decorrentes da inovação. Aponta-se então proposições teóricas e uma agenda de pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaiane Aparecida Pereira, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração pela PPA/DAD/UEMProfessora Colaboradora da UEMProfessora da FAFIJAN - Jandaia do Sul - PR

Alessandra Cenerino, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professora da Faculdade Ciodonto e Unifamma,Maringá, PR

Josiane Silva de Oliveira, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração pelo PPGA/EA/UFRGSMestrado em Administração pelo PPA/DAD/UEMGraduação em Administração pela UEM

Márcia Cristina David de Souza, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professora da Faculdade Dinâmica das Cataratas(UDC), Foz do Iguaçu, PR

Publicado

2014-06-12

Número

Sección

Artigos