Investimento em Responsabilidade Ambiental e Decisão de Compra: Uma Análise a Partir da Percepção de Professores de Administração

Autores/as

  • Roberto Brazileiro Paixão Universidade Federal da Bahia
  • Juliana Guimarães Garcia da Costa Universidade Federal da Bahia
  • Rodrigo Ladeira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i4.1011

Palabras clave:

Contestado, narrativas, Chica Pelega

Resumen

A presente pesquisa analisou a relação entre a responsabilidade ambiental e a decisão de compra dos consumidores, a partir da percepção de professores de graduação em Administração. Para atender a esse objetivo, foram coletados 69 depoimentos, os quais foram analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), numa abordagem qualitativa e quantitativa, que objetiva agrupar os fragmentos dos discursos individuais de sentido semelhante a fim de construir discursos-síntese, que representem o pensamento de uma coletividade. Os resultados indicam que, na visão dos professores participantes, as empresas investem em ações ambientalmente conscientes, principalmente, para melhorar sua imagem. Mas isto só afetaria a decisão de compra se o preço percebido não for significativamente maior que o de produtos similares; e somente para consumidores conscientes. Ademais, poderia afetar se houvesse consciência ambiental ou educação ambiental. Os investimentos em ações ambientais também seriam justificáveis quando existe uma pressão dos consumidores neste sentido, sendo que estes já possuem alguma consciência ambiental. Existem ainda as organizações que possuem consciência ambiental e estariam dispostas a proteger o meio ambiente e que, por adotar esta postura, poderiam afetar a decisão de compra dos consumidores conscientes atuais ou futuros. Como última possibilidade refletida a partir das respostas dos professores, as empresas não investiriam em questões ambientais, salvo por algum tipo de imposição legal, o que está coerente com o argumento de que tais desembolsos não afetariam a decisão de compra dos seus consumidores, não trazendo assim, nenhum tipo de retorno de cunho financeiro.

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Biografía del autor/a

Roberto Brazileiro Paixão, Universidade Federal da Bahia

Professor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia.

Juliana Guimarães Garcia da Costa, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Bahia

Rodrigo Ladeira, Universidade Federal da Bahia

Professor da Esola de Administração da Universidade Federal da Bahia

Publicado

2014-11-19

Número

Sección

Artigos