Responsabilidade Social Corporativa e Comportamento do Consumidor: Revisitando o Tema

Autores/as

  • Márcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Flores Battsitella Universidade Federal de Santa Maria
  • Carolina Bicca Lutz Universidade Federal em Santa Maria
  • Thiago Antonio Beuron Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v7i2.1009

Palabras clave:

Valores, Conhecimento, Educação, Idade Média

Resumen

Este trabalho buscou identificar a relação entre Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e comportamento dos consumidores através dos seguintes objetivos: verificar a confiabilidade do modelo traduzido e adaptado por Urdan (2001); melhorar o modelo original; compreender a relação causal entre importância atribuída à RSC e propensão a recompensar empresas com RSC. Foi realizada uma pesquisa com 177 respondentes e os resultados apontaram a fragilidade do modelo original e uma relação significativa de 60% entre importância e recompensa, resultados similares ao do estudo de Urdan (2001). Para a melhoria do modelo, foi realizada a fatorial exploratória que gerou uma estrutura unifatorial para o construto Importância e com dois fatores para Recompensa (Recompensa da Sociedade e Recompensa Individual), em seguido comprovou-se que o ajuste global deste modelo foi muito bom. Por fim, para identificar qual a relação de dependência entre a Importância e Recompensa, foram realizadas regressões múltiplas e os resultados apontaram que a relação é de 52% com recompensa individual e de 64% com recompensa da sociedade, o que demonstra que os consumidores consideram que as empresas com RSC devem ser recompensadas, porém se isso exigir um esforço pessoal e individual do respondente, a relação é um pouco menor. 

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Biografía del autor/a

Márcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina

Luciana Flores Battsitella, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina

Carolina Bicca Lutz, Universidade Federal em Santa Maria

Psicóloga e mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria

Thiago Antonio Beuron, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em administração pela Universidade Federal de Santa Maria e professor subsituto da Universidade Federal do Pampa.

Publicado

2015-06-29

Número

Sección

Artigos