O RELACIONAMENTO CLIENTE-FORNECEDOR NO CONTEXTO DE MANUFATURA ENXUTA: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR METAL-MECÂNICO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v4i1.877Keywords:
marcas, consumo, elementos de prosódia, etnografia da comunicação.Abstract
O desempenho de uma empresa depende cada vez mais da sua relação com os elementos da cadeia onde esta se insere, em especial no contexto da manufatura enxuta. Para melhor gerenciar os relacionamentos faz-se necessário entender as características das várias empresas, sejam clientes ou fornecedores, e o contexto em que estes desenvolvem suas relações. Este trabalho caracteriza o relacionamento cliente-fornecedor com base em construtos, variáveis e taxonomias identificadas numa revisão bibliográfica. Estudos de múltiplos casos com fornecedores de uma empresa do setor metal-mecânico foram feitos visando à caracterização dos relacionamentos mantidos entre estes e seus clientes, a partir da visão dos fornecedores. Os cinco fornecedores estudados foram escolhidos por terem participado de um programa de Manufatura Enxuta promovido pela empresa cliente, ao longo dos anos 2008 e 2009. Como resultado, observa-se que o foco do relacionamento mantido entre o cliente e os fornecedores é, principalmente, econômico ou, como afirmam alguns autores, ainda há um domínio da lógica de produto em detrimento da integração. ODownloads
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.