WORD OF MOUTH!

THE PATH OF USER BEHAVIOR IN THE RESTAURANTS SECTION OF THE TRIPADVISOR PLATFORM

Authors

  • José Eduardo de Melo Barros Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Laura Maria Aguiar Costa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Janayna Souto Leal Universidade Estadual da Paraíba - UEPB https://orcid.org/0000-0003-2620-4282
  • Renata Francisco Baldanza Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Robinson Madruga Furtado Filho Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v16i2.7827

Keywords:

Restaurants, website, tripadvisor, word of mouth

Abstract

Purpose: Analyze the behavior of users of the Tripadvisor restaurant section in light of the Theory of Planned Behavior, considering the antecedents of the intention to use the platform and its effect on word-of-mouth behavior. 

Method/approach: Exploratory-deductive research that verified the relationships between TPB constructs and word-of-mouth scales. Sample data were collected through a questionnaire, totaling 111 respondents, with preliminary exploratory analysis procedures, descriptive analysis of the sample, normality tests, confirmatory factor analysis and structural equation modeling.

Main findings: The influence of opinions on subjective norms and familiarity with the platform was observed. Furthermore, attitudes towards using the platform, subjective norms and perceived control of individuals as predictors of intention to use. And, finally, the intention to use was considered as a predictor of the behavior of issuing positive word of mouth.

Theoretical, practical/social contributions: Better theoretical understanding of the relationships between the role of received word of mouth and familiarity in the antecedents of the intention to search for information on the Tripadvisor platform, as well as the effect of these intentions on the behavior of issuing word of mouth. As for practical application, they have direct implications for restaurant owners and customers, in addition to the platform management itself. Regarding social contributions, the discussion about better exploring “family friendly” features, since larger families do not seem to be influenced by evaluations on the website.

Originality/relevance: Although the Restaurants section of the Tripadvisor platform has been the subject of studies in the tourism and hospitality literature, curiously, it has been overlooked in comparison to other sections on the platform, even though this type of technology is relevant for micro and small food businesses. In this context, there is a gap regarding consumer engagement in word-of-mouth behaviors, especially in Brazil.

Author Biographies

José Eduardo de Melo Barros, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2011); pós-graduação (lato sensu) em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014); pós-graduação (lato sensu) em Gestão de Marketing pela Faculdade Frassinetti do Recife (2015); e pós-graduação (stricto sensu), em nível de mestrado, em Administração e Desenvolvimento Rural, com ênfase em Gestão, Mercados e Agronegócios, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017) em nível de doutorado em Administração da Universidade Federal da Paraíba - PPGA/UFPB, com ênfase em Marketing e Tecnologia (2023). É integrante do Grupo de Pesquisa Consumer Happiness & Well-being e tem interesse em pesquisas de Marketing com foco em Marketing e Sociedade, Bem-estar, Bem-estar Alimentar, Vulnerabilidades do Consumidor e Transformative Consumer Research (TCR).

Laura Maria Aguiar Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda e mestre em administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB), ênfase em Marketing e Tecnologia. Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É pesquisadora e faz parte da gestão do Grupo de pesquisa em Consumo, Inovação e Marketing (GPCIMA). É pesquisadora no grupo de pesquisa Gestão de Negócios e Competitividade (GNC). Tem interesse nas áreas de marketing, comportamento do consumidor, cultura de consumo, novas tecnologias, inteligência artificial e métodos quantitativos aplicados.

Janayna Souto Leal, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018), sendo também membro participante do Grupo de Pesquisa GPCIBER (UFPB), Mestre em Gestão do Potencial Humano pelo Instituto Superior de Gestão, ISG, em Portugal (2013), Especialista em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2009) e Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2008). Atualmente, é professora no Curso do Bacharelado em Administração na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Avaliadora Ad hoc INEP/MEC.

Renata Francisco Baldanza, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Especialista em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Graduada em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina / MG. Atualmente é Professora Adjunta IV da Administração na Universidade Federal da Paraíba, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA com as disciplinas de Administração de Marketing, Publicidade e Propaganda e Pesquisa Aplicada e como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração [PPGA/UFPB]. É Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. É líder também do Tema 06 - Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais da área de Marketing do SemeAd - 2018-2021. Realiza pesquisas com enfoque nas áreas Cibercultura, Tecnologias Móveis e Redes Sociais, Práticas Colaborativas, Comunicação Organizacional, Marketing, Consumo e Inteligência Artificial bem Internet das Coisas (IoT) e Marketing.

Robinson Madruga Furtado Filho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Estudante do Colégio Militar do Recife (CMR), Graduado em Administração (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Trabalhou como Consultor de Mídias Sociais (Social Media Evaluator) na empresa Appen(2017-2018). Trabalhando desde 2019 em período integral como Gerente de Relacionamento com o Cliente na empresa Administradores.com. Concluinte do TOEFL iBT em junho de 2019 com pontuação total de 94. Concluinte dos cursos: -Negociação e Influência, ministrado pelo professor Jaime Jimenez. -"Leadership: A Masterclass", ministrado pelo professor Daniel Goleman, com participação de Howard Gardner. -"Innovation of Products and Services: MIT's Approach to Design Thinking" do Massachusetts Institute of Technology e Emeritus, ministrado pelo professor Steven Eppinger.

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Published

2024-04-07