OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): UM ESTUDO DE CASO DA RAÍZEN S/A E ENGIE BRASIL ENERGIA
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v16i3.7264Keywords:
Desenvolvimento sustentável. Responsabilidade social. Organizações. Governança.Abstract
Objetivo: identificar e analisar as estratégias organizacionais adotadas pelas empresas pesquisadas para o cumprimento de metas da Agenda 2030 da ONU.
Método / abordagem: a pesquisa caracteriza-se como qualitativa-descritiva. Os métodos utilizados na pesquisa foram a pesquisa documental, onde foram analisados os relatórios de sustentabilidade das empresas pesquisadas entre os anos de 2020 a 2021. E a revisão bibliográfica realizada através da análise dos artigos publicados voltados para o tema, sustentabilidade corporativa publicados nos últimos 10 anos.
Principais resultados: observa-se que o tempo de atuação das empresas, o segmento e as políticas de gestão influenciam diretamente no engajamento sustentável das organizações. Questões voltadas para competitividade e consolidação da marca também são fatores para as empresas se tornarem cada vez mais sustentáveis. Os indicadores de enfrentamento aos problemas sociais e a mudança de comportamento dos consumidores também são considerados um grande desafio para as empresas se adequarem aos padrões de sustentabilidade. Na análise documental das empresas Raízen e Engie do Brasil, identica-se que as práticas organizacionais adotadas contribuiram de forma significativa para as empresas atenderem aos indicadores de desempenho exigidos pela Agenda 2030 e como consequência se tornarem organizações que buscam atender os padrões de sustentabilidade.
Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: as práticas, bem como, o arcabouço histórico voltado para o tema. Contribuem para que outras organizações entendam a importância de implementação voltada para a sustentabilidade em suas cadeias produtivas e nas ações de cunho social. Os impactos gerados por práticas como estas, tem ligação direta, não só economicamente para as organizações que as promovem, mas para o meio social e ambiental. Nota-se que as regiões atingidas pelas práticas promovidas por essas companhias possuem um avanço significativo, nas questões sociais, ambientais e econômicas.
Originalidade / relevância: o estudo de caso serviu como instrumento de pesquisa acerca das narrativas empíricas apresentadas. Sua relevância no engajamento temático e no entendimento a luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável ODS possuem grande notoriedade tanto na esfera social, econômica e ambiental. Empresas sustentáveis atraem para si, menores custos nas cadeias produtivas, consolidação da marca (marketing verde), facilidades para entrada de novos mercados, melhores condições fiscais e tributárias e satisfação dos colaboradores e dos clientes.
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