HOSPITAL CARIJÓS: QUEREMOS OU NÃO SER COMPETENTES?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v16i1.6716

Keywords:

Gestão por competências. Gestão estratégica de pessoas. Desempenho.

Abstract

Objetivo: o objetivo educacional deste caso de ensino é trazer uma reflexão quanto ao processo de implantação da gestão por competências, destacando questões como avaliação de desempenho por competências, comportamento humano nas organizações e administração estratégica.

Método / abordagem: Este caso de ensino é resultado da experiência extensionista dos autores na temática em “gestão por competências” e "hospitais públicos". A partir da discussão entre gestores sobre a rotatividade dos funcionários da área meio da instituição, surge o dilema se o investimento na implantação da gestão por competências pode solucionar efetivamente o problema de rotatividade dos servidores da área meio, tendo em vista a resistência e as opiniões divergentes de alguns profissionais.

Principais resultados: o caso possibilita discussões sobre gestão por competências, avaliação de desempenho de funcionários e conflitos entre as áreas meio e fim de organizações.

Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: o caso pode ser aplicado a estudantes em disciplinas de graduação e pós-graduação em Administração, Contabilidade, Controle de Gestão e áreas correlatas.

 Originalidade / relevância: na situação apresentada, existe a necessidade de equilibrar as opiniões divergentes dos servidores das áreas meio e fim com a necessidade da instituição, evitando que as disparidades de objetivos prejudiquem a implantação da gestão por competências.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Valmir Emil Hoffmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Doutor em Administração de empresas pela Universidad de Zaragoza - UNIZAR, Espanha.

References

Brandão, H. P., & Bahry, C. P. (2005). Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, 56(2), 179-194.

Guimarães, T. A. (2000). A nova administração pública e a abordagem da competência. Revista de Administração Pública, 34(3), 125-140.

Pereira, A. P. B., & Souza, L. M. (2014). Acerca da dicotomia atividade-fim e atividade-meio e suas implicações na licitude da terceirização trabalhista. Revista de Informação Legislativa, 51, 175-192.

Skorková, Z. (2016). Competency models in public sector. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 230 (1), 226-234. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.09.029

REFERÊNCIAS

Brandão, H. P., & Bahry, C. P. (2005). Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, 56(2), 179-194.

Brandão, H. P., & Guimarães, T. A. (2001). Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? Revista de Administração de Empresas, 41(1), 8-15. https://doi.org/10.1590/S0034-75902001000100002

Camolesi, D., & Graziano, G. O. (2015). Avaliação dos programas de treinamento e mapeamento de competências em uma serventia prestadora de serviços públicos com administração privada. Revista Administração em Diálogo, 17(2), 185-210.

Carbone, P. P., Brandão, H. P., Leite, J. B. D., & Vilhena, R. M. de P. (2006). Gestão por competência e gestão do conhecimento (2a ed.). Rio de Janeiro: FGV.

Costa, C., Laimer, V. R., Piovesan, R. T. C., & Coelho, E. A. (2016). Competências gerenciais importantes em uma organização hospitalar. Revista de Administração IMED, 6(1), 45-55.

Fischer, S. D., Horn, F. B., Schommer, P. C., & Santos, J. G. M. D. (2014). Competências para o cargo de coordenador de Unidade Básica de Saúde. Tecnologias de Administração e Contabilidade, 4(2), 117-131.

Horton, S. (2000). Introduction – the competency movement: Its origins and impact on the public sector. International Journal of Public Sector Management, 13(4), 306-318. https://doi.org/10.1108/09513550010350283

Kriiger, C. C. P. V., Andrade, E. P., Silva, A. M., Mourão, C. O., & Pizzol, R. A. (2018). Desafios à implantação de modelos de gestão por competências em uma autarquia federal. Revista do Serviço Público, 69(3), 707-740. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i3.1674

Lima, T. B., & Sinésio, I. S. (2017). As Competências de Gestores Hoteleiros: Reflexões entre Formação e Atuação Profissional em Hotelaria no Brejo Paraibano. Revista Gestão Organizacional, 10(2), 3-21. https://doi.org/10.22277/rgo.v10i2.3791

Loufrani-Fedida, S., & Missonier, S. (2015). The project manager cannot be a hero anymore! Understanding critical competencies in project-based organizations from a multilevel approach. International Journal of Project Management, 33(1), 1220–1235. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijproman.2015.02.010

Lucia, A. D., & Lepsinger, R. (1999). The art and science of competency models: pinpointing critical success factors in an organization. San Francisco, CA: Jossey-Bass/Pfeiffer.

Maia, L. G., Moraes, M. M., & Freitas, L. C. O. (2011). Elaboração e avaliação de modelo de gestão de pessoas orientado por competências. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 1(1), 180-193.

Nardes, L., Gallon, S., Taufer, E., & Bitencourt, B. M. (2021). A Implantação de um modelo de gestão de pessoas com base na gestão por competências em uma instituição de ensino superior privada. Revista Gestão Organizacional, 14(2), 69-94. https://doi.org/10.22277/rgo.v14i2.5644

Prahalad, C. K., & Hamel, G. (1990). The core competence of the corporation. Harvard Business Review, 70-91.

Rocha, G. B., Passador, C. S., & Shinyashiki, G. T. (2017). What is the social gain from competency management? The employees’ perception at a brazilian public university. RAUSP Management Journal, 52(3), 233-245. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2017.05.001

Skorková, Z. (2016). Competency models in public sector. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 230(1), 226-234. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.09.029

Spencer, L. M., Mcclelland, D. C., & Kelner, S. (1997). Competency assessment methods: history and state of the art. Boston: Hay/McBer Research Press.

Published

2023-05-25

Issue

Section

Casos para Ensino