ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS GERENCIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ENTRE MPEs E MGEs
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6538Keywords:
Construção civil. Gestão da construção. Ferramentas gerenciais.Abstract
Objetivo: O objetivo deste trabalho é identificar quais ferramentas gerenciais diferenciam as micro e pequenas empresas das médias e grandes organizações, bem como avaliar o nível de utilização dessas ferramentas, levando em consideração o tamanho das organizações.
Método / abordagem: A pesquisa foi baseada em um Survey, que através de um questionário, levantou dados de 89 empresas da construção civil situadas na Região Metropolitana de Curitiba. Foi realizada uma comparação, por meio da análise discriminante e análise descritiva dos dados coletados, quanto à utilização das técnicas gerenciais entre micro e pequenas empresas e médias e grandes organizações.
Principais resultados: Os resultados mostraram que a certificação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat e o sistema de custeio ABC são os métodos que mais diferenciam as grandes e médias organizações das micro e pequenas empresas. Também demonstraram que as ferramentas de gestão de obras são pouco aplicadas independentemente do tamanho da empresa.
Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: Esse estudo indica um caminho a ser seguido pelas pequenas empresas para seu crescimento gerencial, bem como demonstra que o setor da construção civil necessita ampliar a utilização de ferramentas gerenciais como uma alternativa para melhorar o gerenciamento e aumentar o desempenho das construções.
Originalidade / relevância: Esse artigo se diferencia por comprovar estatisticamente os resultados apresentados e por contribuir para ampliar o conhecimento quanto às ferramentas gerenciais utilizadas no setor da construção civil.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.