ELABORAÇÃO DO BALANCED SCORECARD ALINHADO AOS OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: UM ESTUDO DE CASO NA EDITORA DA UFSC
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v14i3.5865Keywords:
Balanced Scorecard. Estratégia. Instituições de Ensino Superior.Abstract
Propor painel de desempenho, pelo instrumento Balanced Scorecard, para a Editora da Universidade Federal de Santa Catarina com medidas alinhadas aos objetivos da Plano de Desenvolvimento Institucional (2015-2019). Por isso, foi necessário organizar por meio dos objetivos específicos, como: operacionalizar a estratégia; integrar o Plano de Desenvolvimento Institucional com os objetivos estratégicos; e elaborar o painel de desempenho. O mapa estratégico e o Balanced Scorecard foram configurados mediante às interações com os gestores da Editora, por meio de entrevistas, questionários e observações do cotidiano da Editora, em seus setores. Os resultados mostram a integração e o alinhamento institucional, por meio do mapa estratégico e elaboração do painel de desempenho do Balanced Scorecard, como também o refinamento do Balanced Scorecard. A observação estratégica da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina proporcionou a identificação das perspectivas de clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Essas perspectivas se delineiam em 11 objetivos estratégicos que formam os 13 indicadores de desempenho, é identificada a situação atual, das metas, e a iniciativa para atingir as metas estabelecidas. Foi identificado que a Editora, no ponto inicial da pesquisa, obtinha o resultado do desempenho negativo em 6 pontos, pois não tinha, efetivamente, um modelo que alinhasse a sua estratégia a suas metas e iniciativas. Porém, com o acompanhamento de, aproximadamente, um ano pelo pesquisador, que faz parte do operacional da instituição, e a aplicação do modelo Balanced Scorecard, ao qual sugere-se em seu desenvolvimento as metas e iniciativas, o resultado apresentou o desempenho de 86 pontos positivos.
Downloads
References
AL-TURKI, U.; DUFFUAA, S. Performance measures for academic departments. International Journal of Educational Management, v. 17, n. 7, p. 330-338, 2003.
BEUREN, I. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
BITITCI, U. S.; CARRIE, A. S. MCDEVITT, L. Integrated performance measurement systems: a development guide. International journal of operations & production management, v. 17, n. 5, p. 522-534, 1997.
BOLAND, T.; FOWLER, A. A systems perspective of performance management in public sector organizations. International Journal of Public Sector Management, v. 13, n. 5, p. 417-446, 2000.
BRYSON, J. M.; CROSBY, B. C.; BLOOMBERG, L. Public value governance: moving beyond traditional public administration and the new public management. Public administration review, v. 74, n. 4, p. 445-456, 2014.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CHEN, S. H.; WANG, H. H.; YANG, K. J. Establishment and application of performance measure indicators for universities. The TQM Journal, v. 21, n. 3, p. 220-235, 2009.
CHEN, S. H.; YANG, C. C.; SHIAU, J. Y. The application of Balanced Scorecard in the performance evaluation of higher education. The TQM magazine, v. 18, n. 2, p. 190-205, 2006.
CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
COELHO, G. N. et al. Construção de um painel estratégico baseado nas perspectivas do Balanced Scorecard para o departamento de finanças da UFSC. Revista de Administração de Roraima, v. 7, n. 2, p. 382-401, 2017.
COELHO, G. N. Balanced Scorecard: uma análise bibliométrica com base na Web of Science de 1992-2017. In: SIMPÓSIO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DE DOURADOS (SICONF), Dourados, MS, 8., nov. 2018. Disponível em: https://ocs.ufgd.edu.br/index.php?conference=scf&schedConf=siconf2018&page=paper&op=viewFile&path%5B%5D=529&path%5B%5D=523. Acesso em: 20 ago. 2019.
COSTA, J. H.; SOUZA, R. J. de; PETRI, S. M. Balanced Scorecard: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 10, n. 1, p. 77-88, 2019. DOI https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.001.0007.
DAYCHOUW, M. 40 Ferramentas e técnicas de gerenciamento. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
DIMITROPOULOS, P.; KOSMAS, I.; DOUVIS, I. Implementing the balanced scorecard in a local government sport organization. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 66, n. 3, p. 362-379, 2017.
ENSSLIN, L. et al. Avaliação do desempenho de empresas terceirizadas com o uso da metodologia multicritério de apoio à decisão-construtivista. Pesquisa Operacional, v. 30, n. 1, p. 125-152, 2010.
ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S.; PETRI, S. A importância da estruturação de contextos organizacionais, 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, p. 20-29, mar./abr. 1995.
HERBOHN, K. et al. Using a balanced scorecard to improve the management of natural resources: experiences from Baden-Württemberg. Society & Natural Resources, v. 26, n. 8, p. 865-882, 2013.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse estatística da educação superior, 2017.
ISMAIL, T. H.; AL-THAOIEHIE, M. A Balanced Scorecard model for performance excellence in Saudi Arabia's higher education sector. International Journal of Accounting, Auditing and Performance Evaluation, v, 11, n. 3-4, p. 255-280, 2015.
KANJI, G.; MOURA E SÁ, P. Performance measurement and business excellence: The reinforcing link for the public sector. Total Quality Management & Business Excellence, v. 18, n. 1-2, p. 49-56, 2007.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. The Balanced Scorecard: measures that drive performance. Harvard business review, v. 70, p. 71-79, 1992.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D.P. Putting the Balanced Scorecard to work. Harvard Business Review, Boston, v. 71, n. 5, p. 134-147, out./nov. 1993.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o Balanced Scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
KETTUNEN, J. A conceptual framework to help evaluate the quality of institutional performance. Quality Assurance in Education, p. 16, n. 4, p. 322-332, 2008.
KOTLER, P. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
LAKATOS, E.; MARCONI, M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
LEBAS, M. J. Performance measurement and performance management. International Journal of Production Economics, v. 41, n. 1-3, p. 23-35, 1995.
LUNKES, R. J. Contabilidade gerencial: um enfoque na tomada de decisão. Florianópolis: Visual Books, 2007.
MARCONI, M.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
NEELY, A. The evolution of performance measurement research: developments in the last decade and a research agenda for the next. International Journal of Operations & Production Management, v. 25, n. 12, p. 1264-1277, 2005.
NEELY, A.; GREGORY, M.; PLATTS, K. Performance measurement system design: a literature review and research agenda. International Journal of Operations & Production Management, v. 15, n. 4, p. 80-116, 1995.
NUDURUPATI, S. S. et al. State of the art literature review on performance measurement. Computers & Industrial Engineering, v. 60, n. 2, p. 279-290, 2011.
NUTI, S.; SEGHIERI, C.; VAINIERI, M. Assessing the effectiveness of a performance evaluation system in the public healthcare sector: some novel evidence from the Tuscany region experience. Journal of Management &Governance, v. 17, n. 1, p. 59-69, 2013.
OTLEY, D. Extending the boundaries of management accounting research: developing systems for performance management. The British Accounting Review, v. 33, n. 3, p. 243-261, 2001.
PAPENHAUSEN, C.; EINSTEIN, W. Implementing the Balanced Scorecard at a college of business. Measuring Business Excellence, v. 10, n. 3, p. 15-22, 2006.
PEREIRA, D.; TERRA, L. A. A. Barreiras Impostas pela Cultura na Implantação de Balanced Scorecard em uma Indústria de Alimentos. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 9, n. 1, p. 3-25, 2016.
PETRI, S. M. Modelo para apoiar a avaliação das abordagens de gestão de desempenho e sugerir aperfeiçoamento: sob a ótica construtivista. 2005. 236 f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) −Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
PHILBIN, S. P. Design and implementation of the Balanced Scorecard at a university institute. Measuring Business Excellence, v. 15, n. 3, p. 34-45, 2011.
PIETRZAK, M.; PALISZKIEWICZ, J.; KLEPACKI, B. The application of the Balanced Scorecard (BSC) in the higher education setting of a Polish university. Journal of Applied Knowledge Management, v. 3, n. 1, p. 151-164, 2015.
RADNOR, Z.; MCGUIRE, M. Performance management in the public sector: fact or fiction? International Journal of Productivity and Performance Management, v. 53, n. 3, p. 245-260, 2004.
RODRIGUES, J. N. et al. 50 gurus para o século XXI. 1. ed. Lisboa: Centro Atlântico, 2005.
ROSA, M. M. et al. O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica e orçamentária da Fundação Cultural de Florianópolis. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, João Pessoa v. 2, n. 1, p. 39-58, 2014.
SCHALM, C. Implementing a Balanced Scorecard as a strategic management tool in a long-term care organization. Journal of Health Services Research & Policy, v. 13, supl. 1, p. 8-14, 2008.
SENARATH, S. A. C. L.; PATABENDIGE, S. S. J. Balance Scorecard: translating corporate plan into action: a case study on University of Kelaniya, Sri Lanka. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 172, p. 278-285, 2015.
SILVEIRA, M.; ENSSLIN, S. R. Avaliação de desempenho em instituições de ensino superior: revisão de literatura e oportunidades para futuras pesquisas. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA (CIGU), 17., Mar Del Plata, Argentina, nov. 2017. Anais [...]. Mar Del Plata, Argentina, 2017.
SILVEIRA, M.; PETRI, S. M. Elaboração do Balanced Scorecard para alinhamento estratégico: estudo de caso no DAP-IFC. Revista Gestão & Planejamento, v. 20, n. 1, p. 126-148, jan./dez. 2019.
SOUZA, P. et al. Development of Balanced Scorecard as a strategic management for a graduate program. IEEE Latin America Transactions, v. 13, n. 1, p. 277-283, 2015.
TAPINOS, E.; DYSON, R. G.; MEADOWS, M. The impact of the performance measurement systems in setting the ‘direction’ in the University of Warwick. Production Planning & Control, v. 16, n. 2, p. 189-198, 2005.
TAYLOR, J.; BAINES, C. Performance management in UK universities: implementing the Balanced Scorecard. Journal of Higher Education Policy and Management, v. 4, n. 2, p. 111-124, 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Editora Universitária. 2019. Disponível em: http://editora.ufsc.br/. Acesso em: 13 maio 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, 2015-2019. 2015. Disponível em: http://pdi.ufsc.br/files/2018/10/Relat%C3%B3rio-Acompanhamento-PDI-2015-2018.pdf1.pdf. Acesso em: 10 out. 2019.
VAN CAMP, J.; BRAET, J. Taxonomizing performance measurement systems’ failures. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 65, n. 5, p. 672-693, 2016.
VERBEETEN, F. H. Performance management practices in public sector organizations: impact on performance. Accounting, Auditing& Accountability Journal, v. 21, n. 3, p. 427-454, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.