ESTRATÉGIAS DE ENSINO PRATICADAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DE UM GRUPO EDUCACIONAL DO BRASIL FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5658Abstract
O objetivo do estudo foi investigar as estratégias de ensino praticadas nas Instituições de Ensino Superior Privadas de um Grupo Educacional do Brasil em decorrência da pandemia do COVID-19. A pesquisa adotou abordagem quantitativa e utilizou questionário fechado enviado para 60 gestores das Instituições de Ensino Superior Privadas (IESsP) de um Grupo Educacional do Brasil (GEB) como instrumento de coleta dos dados. O estudo relata que as IES do GEB já tinham adotado 20% em ensino a distância e ao implantar aulas remotas, as dificuldades observadas foram mínimas para os docentes, tendo sido mais sentidas pelos discentes. A pesquisa revela ainda que ao decidir para aulas síncronas, manteve uma proximidade entre professores e alunos, o que se mostrou muito proficuidade no momento de incerteza, quando se saiu do presencial para o ensino remoto de forma integral. Conclui-se que as IES do GEB foram estratégicas e saíram na frente no processo de aulas remotas, evitando a perda de alunos do semestre letivo, dando continuidade das aulas e no processo ensino aprendizagem, mostrando uma capacidade de reinventarem-se num momento que as empresas buscam formas melhores de atuar no mercado, sem perder a qualidade dos serviços prestados.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.