COVID-19 E COMPORTAMENTO EMPRESARIAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS NO SETOR DA MODA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5552Abstract
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou estado de pandemia pela Covid-19, doença que teve sua primeira notificação na China. Desde então, diversos países têm adotado medidas restritivas para evitar o contágio do vírus causador da doença. Tais ações, têm levado à suspensão de diversas atividades comerciais, sendo que o setor da moda tem sido citado entre aqueles mais afetados. O objetivo do estudo foi verificar os stakeholders que as empresas do setor da moda no Brasil, compreenderam que possuíam uma maior necessidade de aproximação diante da iminência da Covid-19 e qual a atitude das organizações no momento inicial da pandemia. Procedeu-se a coleta de dados, por meio documental, nas teleconferências referentes aos resultados do último trimestre de 2019, as quais foram realizadas após o dia em que já havia sido decretado o estado de pandemia nas empresas do setor da moda listadas na B³. Verificou-se que as empresas possuem cinco grupos de stakeholders: funcionários, clientes, fornecedores, governo e investidores. Porém, o maior alvo das empresas no momento da pesquisa estava sendo os funcionários, visando a saúde do trabalhador e a manutenção do emprego, bem como os clientes focando na manutenção das vendas e do contato com este grupo. A pesquisa esclareceu como algumas empresas estão se comportando e com quais grupos têm procurado relacionar-se no momento crítico, permitindo que interessados em tais empresas tenham acesso a uma informação sobre quais são as ações adotadas pelas organizações visando mitigar os resultados negativos tanto no âmbito financeiro como da saúde pública.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.