O IMPACTO DA COVID-19 MEDIADO PELA RESILIÊNCIA HUMANA EM MICROEMPREENDORES DO RAMO DA BELEZA
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5488Keywords:
Resiliência. Microempreendedores. Setor da beleza.Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o grau de resiliência dos microempreendedores individuais que atuam no ramo da beleza em uma cidade do Rio Grande do Norte durante a pandemia da COVID-19. Para fins metodológicos, este estudo possui caráter descritivo de cunho quantitativo. Foram realizadas entrevistas virtuais, por meio do aplicativo WhatsApp, em cumprimento a recomendação de isolamento social (OMS, 2020), com dez microempreendedoras do ramo da beleza da cidade de Mossoró-RN. Para a compreensão dos relatos obtidos, foi utilizada a técnica da Análise de Núcleos de Sentido (ANS), adaptada por Mendes (2007). Quanto aos resultados dos dados, emergiram-se novas categorias associadas às dimensões da resiliência humana proposta por Perim et al. (2015). Com base nos relatos apresentados, de forma geral, as entrevistadas apresentaram baixos níveis de resiliência humana. Desse modo, o estudo possui relevância gerencial ao considerar e analisar esse constructo como um traço de personalidade necessário para enfrentar momentos de crise e de competitividade organizacional. Além disso, tem-se a relevância acadêmica da pesquisa, visto que não foram encontrados estudos sobre resiliência de microempreendedores no contexto da pandemia da COVID-19, tornando este um gap de pesquisa.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.