CONFLITO ENTRE ECONOMIA E SAÚDE? O CASO DA COVID-19 NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5486Abstract
Com a ocorrência da pandemia mundial da COVID-19 foi observado no Brasil o aparente conflito entre economia e saúde, gerando problemas na administração pública para uma tomada de decisão eficaz. O presente artigo propõe uma estrutura de gestão estratégica de primeira resposta a problemas complexos e inesperados no setor público para o reconhecimento do problema e resposta eficiente, baseados no modelo estratégico em desastres e na estrutura da complexidade institucional. Como metodologia utilizou-se a combinação sistemática da lógica abdutiva por meio da análise de notícias de jornal, analisando como os conflitos eram explicitados por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Análise Fatorial por Correspondência (AFC) e análise do conteúdo da notícia. Como resultados observa-se: 1. A existência de 5 divisões de discurso, Pandemia, Legislativo, Pluralidade Social, Resposta Federal e Conflito; 2. A evidenciação de todas as fases iniciais (complexidade institucional, incerteza técnico-científica, falha na liderança e pluralismo social); 3. A origem do conflito não se encontrava entre economia e saúde, mas sim em um conflito político entre o governo federal e os governadores; 4. Saúde e economia foram somente ferramentas neste embate.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.