DECISÕES FINANCEIRAS E O USO DE APLICATIVOS: UM ESTUDO À LUZ DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v14i2.5443Keywords:
Economia Comportamental. Finanças Pessoais. Aplicativos. Nudge.Abstract
A Economia Comportamental estuda o processo decisório dos agentes. Ela considera que as características psicológicas e as emoções dos indivíduos, assim como, o modo e o momento em que as opções de escolha são apresentadas podem influenciar as decisões. Seguindo esse arcabouço teórico, intervenções nudges têm sido debatidas no sentido de incentivar melhores resultados em decisões financeiras, com baixo custo e sem restrição da liberdade de escolha. Os aplicativos de gestão financeira procuram estender as facilidades trazidas pela tecnologia e são apontados como uma ferramenta útil para a administração das finanças pessoais. Este artigo parte de um levantamento dos principais desafios presentes nas decisões financeiras sob o ponto de vista da Economia Comportamental. Isso pois, o objetivo do artigo é verificar como os nudges, que têm potencial para auxiliar os usuários a enfrentar esses desafios financeiros, são utilizados por aplicativos de gestão financeira. Destaca-se que, embora nudges tenham sido identificados nos aplicativos, sua utilização é ainda pequena, o que permite concluir que há espaço para a intensificação do seu uso.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.