O CONSUMO DE CACHAÇA E SEUS SENTIDOS: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR À LUZ DA TEORIA DO SENSEMAKING

Authors

  • Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • José Kennedy Lopes Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Flávia Carolini Pereira dos Santos Universidade Federal de Lavras
  • Ana Cristina Ferreira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i2.5392

Keywords:

Sensemaking. Comportamento do consumidor. Consumo Cultural. Cachaça.

Abstract

A produção e o consumo de cachaça são importantes para o Brasil, tanto na perspectiva econômica e cultural quanto social. Desse modo, justifica-se a necessidade de se pesquisar sobre o consumo desse produto cultural brasileiro. Esta pesquisa aproxima as teorias do Sensemaking e do Comportamento do Consumidor e busca compreender os sentidos atribuídos à cachaça por parte dos consumidores da bebida. Ancorada na abordagem qualitativa, os dados coletados em um formulário virtual foram analisados por meio da análise de conteúdo, com base em categorias de análise da teoria do Sensemaking e do consumo do ponto de vista cultural. Os resultados apontaram que os degustadores bebem a cachaça, veem-na como uma oportunidade de socializar e afirmam que começaram a beber em ambientes familiares, sugerindo que esse hábito seja uma tradição familiar. Quanto ao comportamento, os consumidores são exigentes no que diz respeito ao sabor, à qualidade e ao preço da cachaça e demonstram conservadorismo em relação ao consumo por homens e mulheres. Este trabalho contribui para a produção de artigos sobre os consumidores de cachaça, produto que ainda enfrenta preconceito, além disso, é importante para as organizações produtoras de cachaças, já que ouvir quem de fato produz o sentido acerca do produto em questão pode dar um direcionamento em relação ao que os consumidores querem beber para que se tornem fiéis, promovendo de maneira responsável o consumo desta bebida.

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Author Biographies

Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA)
Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras.

José Kennedy Lopes Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professor do Departamento de Administração campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia.
Estudante de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Flávia Carolini Pereira dos Santos, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA).
Graduada em Administração pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto.

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Estudante de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Published

2021-03-01