PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INOVAÇÃO: O QUE TEM SIDO ABORDADO NOS CURSOS STRICTO SENSU DA ÁREA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL?
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v12i3.5169Keywords:
Interdisciplinaridade. Formação Docente. Epistemologia.Abstract
O objetivo deste estudo é analisar o cenário das discussões sobre inovação evidenciadas nos trabalhos de conclusão dos cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) em contabilidade no âmbito nacional por meio de uma revisão sistemática. Assim sendo, essa revisão foi conduzida conforme a metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviewsand Meta-Analyses (PRISMA), a qual consiste em uma lista de itens a serem seguidos como protocolo (Moher et al., 2009). O objeto de estudo foi a totalidade de pesquisas encontradas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES a respeito da temática inovação. Após a consulta à base de dados, identificou-se 68 estudos, dentre os quais foram realizadas as devidas exclusões, finalizando em um total de 27 pesquisas examinadas. A análise procedeu-se por meio da análise de conteúdo, dividida em duas etapas: a primeira de levantamento quantitativo e a segunda por qualitativo. Os achados apontaram que o período de maior número de publicações foi em 2018, com 11 trabalhos. Ressalta-se, também, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) com 8 trabalhos, sendo que 6 são teses, além de possuir ao menos uma pesquisa desde o ano de 2012 até o ano de 2018, com exceção do ano de 2014. Apesar da escassez de estudos na área de inovação, identificaram-se diversas lacunas para pesquisas futuras relacionadas à temática. Destarte, como a presente pesquisa abrangeu apenas a área de Ciências Contábeis, sugere-se que estudos futuros possam analisar trabalhos de outras áreas, por exemplo, Administração.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.