CRISES E PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO: OS CINCO FATORES DE FAMA & FRENCH
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v14i2.4893Keywords:
Mercado de Capitais. Precificação de Ativos. Cinco Fatores de Fama & French. Crises. Períodos Macroeconômicos.Abstract
O mercado de capitais é importante para o desenvolvimento do país, remunerando aplicadores e possibilitando aplicação dos valores em atividades produtivas. Contudo, quebras estruturais, sejam estas locais em âmbito internacional, levam à alteração das relações dos fatores de risco relacionados ao retorno das ações ao longo do tempo, inviabilizando a utilização de técnicas de precificação de ativos. Desta maneira, este estudo tem o objetivo de identificar como instabilidades econômicas influenciam no comportamento dos Cinco Fatores de Fama & French em relação ao retorno das ações negociadas no mercado de capitais brasileiro, aplicando regressões com dados em painel utilizando os Cinco Fatores de Fama & French, considerando diferentes períodos macroeconômicos. Os resultados demonstram que os fatores são aplicáveis ao mercado brasileiro, sendo que todos apresentaram relações estatisticamente significantes. Além disto, foi possível observar que períodos de crise, afetam as relações verificadas, indicando maior sensibilidade ao risco por parte dos investidores, principalmente ao analisar as variáveis tamanho e nível de investimento.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.