DESEMPENHO ACADÊMICO, PROCRASTINAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DA ÁREA DE NEGÓCIOS
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.4731Abstract
A investigação teve como objetivo identificar a relação entre o comportamento procrastinador acadêmico e o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) com o desempenho acadêmico de discentes, tendo como enfoque alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública da Região Sul do Brasil. Realizou-se um levantamento por meio de questionário autoadministrado, composto por três blocos (procrastinação, uso das TIC e caracterização do respondente), tendo sido obtidas 126 respostas válidas no ano de 2018. Os resultados indicaram que um maior uso das TIC para o lazer durante o dia impacta negativamente no desempenho acadêmico, também indicando que o estudante com tal comportamento possui uma maior tendência a procrastinar. Em congruência, os resultados revelaram que um maior uso das TIC durante o dia para finalidades acadêmicas e o menor uso para lazer foi capaz de explicar 9,7% do desempenho acadêmico da amostra, estando tais achados ao encontro de acepções de estudos anteriores. Também se ressalta a diferença significativa no desempenho acadêmico entre gêneros, sendo que indivíduos pertencentes ao gênero feminino apresentam desempenho acadêmico superior em comparação aos acadêmicos do gênero masculino, confirmando achados de estudos precedentes. Espera-se que os achados possam contribuir para as IES no auxílio de proposições de ações no ambiente acadêmico, viabilizando a elaboração de planos e estratégias pedagógicas mais adequadas às necessidades dos alunos, minimizando o impacto negativo da procrastinação e do mau uso das TIC sobre os resultados dos discentes, aumentando a eficiência institucional.Downloads
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