EMPREENDEDORISMO NA AGRICULTURA FAMILIAR: O CASO EDUVAVI
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.4717Keywords:
educação, práticas culturais, jongo, socialização, infânciaAbstract
A agroindústria Laticínios Eduvavi, empresa familiar, situada no Noroeste do Rio Grande do Sul, região do Médio Alto Uruguai, atua no segmento de lácteos com um mix variado de produtos. Nasceu com base no sonho e necessidade que Sandra visualizou na busca de uma nova fonte de renda para a família, e a oportunidade de sucessão familiar da propriedade rural, sem perder a essência do que amava: o campo e a agricultura familiar. Há dois anos atuando no mercado local, na Cidade de Frederico Westphalen (RS) e com expressiva aceitação de seus produtos pelo seu público consumidor, almeja ampliar o mercado e tornar seu produto conhecido no Estado, mas se preocupa com o seu principal diferencial: a qualidade e o sabor de seus produtos, que é essencialmente colonial. O objetivo do caso é apresentar uma situação real, vivenciada por pequenas empresas, especialmente relacionadas à agricultura familiar que objetivam expandir seu negócio sem perder a qualidade de seus produtos. Além disso, visa explorar do leitor uma tomada de decisão pautada em qualidade e sabor versus quantidade, diante do dilema apresentado. Sugere-se promover discussão a alunos de graduação, com disciplinas relacionadas à gestão de negócios, inovação, inovação na agricultura familiar, tomada de decisão, entre outras que o professor julgar ser pertinente ao contexto trabalhado.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.