DA PAIXÃO PELA COZINHA A VISÃO EMPREENDEDORA: O CASO DA BARRACA DO CARIOCA

Authors

  • Patrinês Aparecida França Zonatto Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI
  • Amanda Paterno Sbissa Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Carlos Ricardo Rossetto Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI
  • Vinícius Costa da Silva Zonatto Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v12i2.4406

Keywords:

Educação. Projeto Pedagógico. Pesquisa. Formação de Professores.

Abstract

Este caso para ensino tem como objetivo analisar as estratégias de crescimento e desenvolvimento para a Barraca de cachorro quente do Carioca, para que não encere suas atividades. A empresa está passando por sérios desafios financeiros e cada vez está mais difícil conseguir permanecer atuando neste ramo. Guiado pela paixão por cozinhar, o proprietário Carioca como é conhecido, decidiu abrir uma pequena barraca no mesmo terreno de sua casa, para vender lanches e bebidas. No entanto suas vendas não estão como ele esperava, seus custos aumentam dia-a-dia, e Carioca se vê frente uma decisão difícil: Será que é hora de se reposicionar no mercado? O caso para ensino pode ser utilizado como material didático em cursos de graduação e de pós-graduação em administração e áreas afins. A elaboração do texto seguiu uma metodologia apropriada para caso para ensino. O caso possibilita ao professor explorar temas como perfil empreendedor, competências empreendedoras, toma de decisão e a importância de um plano de negócios na constituição de uma empresa. Após análise da situação apresentada, os alunos são convidados a discutir sobre habilidades empreendedoras, propondo soluções eficazes para a tomada de decisão. O caso é finalizado com notas de ensino e sugestões de aplicação em aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Patrinês Aparecida França Zonatto, Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2018). Possui Mestrado em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2014), especialização lato sensu em Gestão Empresarial pela UNISC (2012) e graduação em Administração pela Faculdade Dom Alberto - FDA (2010). É membro integrante dos Grupos de Pesquisas Processo Formação de Estratégias - PROFORME e Núcleo de Gestão de Operações e Relações Interorganizacionais - NORI, ambos registrados no CNPQ. É autora de artigos apresentados em eventos e publicados em periódicos da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 

Amanda Paterno Sbissa, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2018). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Graduação em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas Assesc - Estácio Assesc. É membro integrante do Grupo de Pesquisa Processo Formação de Estratégias - PROFORME. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Organizacionais, Capacidade Absortiva, Empreendedorismo e Gestão de Pessoas. Docente das disciplinas Planejamento Estratégico, Gestão da Qualidade, Administração de Recursos Humanos, Gestão de Equipes e Metodologia de Pesquisa Científica.

Carlos Ricardo Rossetto, Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1998. Atualmente é professor visitante ? Universidade Nacional de San Aguntin (UNSA) e professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração onde estão inseridos os cursos de Mestrado e Doutorado em Administração ministrando as disciplinas de Análise Macro-Organizacional e Planejamento e Estratégia. Seu foco de pesquisa é nos estudos sobre ambiente, comportamento estratégico, recursos e desempenho em organizações do trade turístico e sua configuração no território. Além disso, estuda instrumentos de gestão, a partir dos conceitos de sustentabilidade, que visem à inserção do setor turístico na dinâmica das localidades. Publicou 25 artigos em periódicos especializados e 178 trabalhos em anais de eventos. Possui 15 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 53 itens de produção técnica. Orientou 28 dissertações de Mestrado e cinco teses de Doutorados. Atua na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial e Adaptação Estratégica. Em suas atividades profissionais interagiu com 72 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016). Possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração (2014) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2008), especialização lato sensu em Auditoria e Perícia pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2006), especialização lato sensu em Administração de Recursos Humanos pela Universidade do Contestado - UnC (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2004). É membro da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul (ACCRGS).

Published

2019-08-13

Issue

Section

Casos para Ensino