RELACIONANDO AS CARACTERISTICAS E FUNÇÕES DO ORÇAMENTO COM A SATISFAÇÃO ORÇAMENTÁRIA EM EMPRESA DE CONSULTORIA EMPRESARIAL
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v12i2.4375Keywords:
Constituição. Processo. Democracia. Fundamentação. Decisões JudiciaisAbstract
O estudo investiga como as características, funções e satisfação dos orçamentos se relacionam em empresa prestadora de serviço. Tendo as funções dos orçamentos e características designadas no processo nas organizações para controle gerencial. Estudos consideram inclusive que a satisfação dos usuários do orçamento é um efeito mediador da percepção de justiça que estes têm do processo orçamentário. A participação orçamentária representa o envolvimento dos gerentes e demais componentes na construção dos orçamentos e definição de metas orçamentárias Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas aplicadas aos dois responsáveis pela coordenação do processo orçamentário de uma empresa localizada na cidade de Cascavel – PR. Os resultados indicam algumas características e funções apresentadas pelo processo orçamentário na empresa, e também fatores condicionantes de satisfação apresentados pelos participantes. Dentre os fatores mais relacionados com a satisfação estão aqueles relativos ao engajamento do funcionário com a empresa, como a participação e a avaliação de desempenho por meio do processo orçamentário, uma vez que os responsáveis pelo processo se mostram satisfeitos sobretudo pela possibilidade de estarem envolvidos, mostrando voz ativa e tomando parte no processo de gestão. O trabalho contribuiu na definição de fatores capazes de gerar satisfação no processo orçamentário, de modo a permitir uma visão que pode ser aplicada nas empresas, de forma a proporcionar processos mais viáveis para as organizações. Estudos futuros podem investigar o fenômeno por meio de uma perspectiva quantitativa, também testando a satisfação orçamentária como uma variável endógena.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.