Práticas sustentáveis de inovação para tomada de decisão baseada na percepção de gestores e associados: um estudo nas Associações Atléticas do Banco do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v10i3.3883Keywords:
Imigração alemã, identidade étnica, rrepresentaçãoAbstract
Este estudo visa identificar e analisar as percepções de associados e dirigentes das Associações Atléticas Banco do Brasil (AABBs) no contexto nacional com base na sustentabilidade. O método de pesquisa Quantitativa com abordagem descritiva foi utilizado para analisar os questionários com perguntas semiestruturadas e fechadas aplicadas on line aos dirigentes e associados da amostra de 305 clubes no universo de 1.088, selecionados pelo critério de previsibilidade considerando aqueles que desenvolvem ou desenvolveram o Programa de Integração AABB Comunidade que tem como propósito, fornecer assistência complementar a escola para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos nas dependências dos clubes, em horários inversos ao escolar, que vivem em comunidades carentes. A amostra representa 28% do total de AABBs distribuídas em todas as regiões e o estudo utilizou como base o conceito Triple Bottom Line. Os resultados apontaram que as práticas diárias e atividades coletivas dos clubes na dimensão ambiental são inexpressivas. Na dimensão social evidenciou-se a característica principal desses clubes como associações desportivas, de onde se percebe a integração esportiva como diferencial. Na análise econômica constatou-se a existência de credibilidade dos associados em relação às políticas financeiras internas, contudo, as poucas ações comunitárias apresentadas nas três dimensões, caracterizam esses clubes como entidades de pouca interação e participação da sociedade nos municípios onde estão inseridos.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.