DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA CLARICE ELETRODOMÉSTICOS

Authors

  • Graciele Tonial Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Inocencia Boita Dalbosco Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Anderson Neckel Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Anete Alberton Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v9i3.3256

Abstract

A empresa Clarice Eletrodomésticos é caracterizada como uma pequena e média empresa (PME) que atua no segmento de indústria e comercialização de eletrodomésticos. Seus principais produtos são fogões a gás, a lenha, cooktops e fogões semi-industriais, além disso a empresa comercializa também lavadoras e condicionadores de ar. A Clarice está localizada na cidade de Pinhalzinho, na região oeste do Estado de Santa Catarina, foi fundada em 1960 e atende o mercado nacional e internacional. Uma das problemáticas que a empresa enfrenta é a forte concorrência, principalmente, pela dificuldade logística de movimentação de cargas, sendo necessário ser mais competitiva quanto às estratégias de preços e diversificação do portfólio dos produtos. Este caso tem por objetivo analisar práticas relacionadas ao mercado externo (exportação e importação) por meio da construção de cenários competitivos e simulações de decisões estratégicas. Questiona-se quais estratégias implantar para a empresa se manter competitiva no mercado internacional e quais estratégias para abrir novos mercados? As disciplinas relacionadas ao tema subjacente ao caso são: Empreendedorismo Internacional, Marketing Internacional, Negociação Internacional e Comércio Exterior. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Graciele Tonial, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Coordenadora do curso de Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Outras informações relevantes: Possui graduação em Administração, Especialização em Gestão de Marketing em Serviços e Varejo, ambas pela Universidade de Passo Fundo UPF (RS). MBA em Estratégia de Marketing pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). É Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Univali. Atua como professora Coordenadora do Curso de Administração e do curso de Administração com linha de formação em Comércio Exterior da Unoesc, campus de Joaçaba. É professora das disciplinas: Comércio Exterior, Marketing Internacional, Estratégia do composto de Marketing, Marketing I, Teoria Geral da Administração, Empreendedorismo, possui experiência em EAD como Professora Formadora e Professora Tutora do curso de Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processo Gerenciais.

Inocencia Boita Dalbosco, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Coordenadora do Centro de Gestão e Empreendedorismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Outras informações relevantes: Possui Mestrado Acadêmico em Administração e Pós -graduação em Gestão dos Negócios Internacionais e do Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Pós-graduação em nível de especialização na modalidade Formação para o Magistério Superior e Graduação em Administração de empresas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Atua como professora dos Cursos de Administração, Comércio Exterior. Foi coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior e Logística internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) Chapecó Gestão 2015. Monitora do Projeto Extensão Industrial Exportadora  PEIEX Apex-Brasil.

Anderson Neckel, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Coordenador do Curso de Agronegócio da Universidade de Passo Fundo (UPF)

Coordenador do MBA em Gestão Estratégica e Inovação de Negócios Professor do Curso de Administração Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis Universidade de Passo Fundo

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Anete Alberton, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Published

2017-11-17

Issue

Section

Casos para Ensino