DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA CLARICE ELETRODOMÉSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v9i3.3256Abstract
A empresa Clarice Eletrodomésticos é caracterizada como uma pequena e média empresa (PME) que atua no segmento de indústria e comercialização de eletrodomésticos. Seus principais produtos são fogões a gás, a lenha, cooktops e fogões semi-industriais, além disso a empresa comercializa também lavadoras e condicionadores de ar. A Clarice está localizada na cidade de Pinhalzinho, na região oeste do Estado de Santa Catarina, foi fundada em 1960 e atende o mercado nacional e internacional. Uma das problemáticas que a empresa enfrenta é a forte concorrência, principalmente, pela dificuldade logística de movimentação de cargas, sendo necessário ser mais competitiva quanto às estratégias de preços e diversificação do portfólio dos produtos. Este caso tem por objetivo analisar práticas relacionadas ao mercado externo (exportação e importação) por meio da construção de cenários competitivos e simulações de decisões estratégicas. Questiona-se quais estratégias implantar para a empresa se manter competitiva no mercado internacional e quais estratégias para abrir novos mercados? As disciplinas relacionadas ao tema subjacente ao caso são: Empreendedorismo Internacional, Marketing Internacional, Negociação Internacional e Comércio Exterior.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.