RESPONSABILIDADE SOCIAL: FATORES CULTURAIS PERCEBIDOS PELOS ATORES DA ORGANIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v9i2.3240Abstract
Responsabilidade social e sustentabilidade são temas discutidos atualmente, devido ao impacto que as organizações geram nas comunidades nas quais estão inseridas. A cultura organizacional pode ser refletida pelas ações da organização em relação ao tema, com o compartilhamento de experiências, decisões, histórias e padrões de comportamento que são apreendidas, transmitidas e posteriormente modificadas. Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre cultura e responsabilidade social por meio da percepção dos atores organizacionais, em uma empresa do ramo de confecção de pijamas e lingerie de Brusque, Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. Para a coleta de dados utilizou-se questionário com 40 questões estruturado em nove dimensões de cultura que se relacionam com responsabilidade social, elaborado a partir dos estudos de Machado e Vasconcelos (2005; 2007), Machado, Lehmann e Araújo (2008) e Machado et al. (2008; 2009). A população é formada por 144 funcionários, sendo a amostra composta por 80 respondentes representantes de todas as funções existentes na empresa. Para a análise utilizou-se a análise de frequência, alfa de Cronbach e correlação de Pearson. Os resultados indicam investimentos da organização em aspectos concretos da cultura, porém quanto à Responsabilidade Social, a cultura está em fase de construção.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.