Adoção das IFRS no Brasil: um estudo da relevância das informações contábeis sobre ativos intangíveis
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v9i3.2960Keywords:
Cadeia de suprimentos, gestão da cadeia de suprimentos, avaliação de desempenho em cadeias de suprimentos.Abstract
A mudança de perfil das empresas em anos mais recentes tornou os ativos intangíveis tão ou mais relevantes que os ativos tangíveis. A adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS, International Financial Reporting Standards) no Brasil, por seu turno, introduziu um tratamento diferente e maior detalhamento no reconhecimento e mensuração dos ativos intangíveis. Assim, na presente pesquisa se avaliou a relevância da divulgação das informações financeiras sobre ativos intangíveis no contexto brasileiro, nos anos de 2009 e 2010, período de transição das Normas Contábeis Brasileiras (BRGAAP) para as IFRS. Para tanto, se utilizou o modelo de especificação desenvolvido por Chalmers, Clinch e Godfrey (2008), que associa os preços das ações com o valor dos ativos intangíveis identificáveis e do goodwill. Encontrou-se que os números contábeis para os ativos intangíveis e o goodwill, ambos reconhecidos de acordo com as IFRS, refletem informações de maior value relevance para os investidores, quando comparados com esses ativos divulgados em BRGAAP.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.