GESTÃO SUSTENTÁVEL NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DESEMPENHO INOVADOR EM PROCESSOS: UM ESTUDO COM EMPRESAS DA INDÚSTRIA DO ALUMINIO DO SUDOESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v8i3.2885Keywords:
Lycopersicon esculentum, hortaliça, efluente, reciclagem.Abstract
O presente estudo tem como objetivo associar a gestão sustentável da cadeia de suprimentos com o desempenho inovador do processo produtivo em duas empresas localizadas no Sudoeste do Paraná. Para atingir esse objetivo utilizou-se como base os pressupostos teóricos de Pagell e Wu (2009), Makkonen e Van Der Have (2012) e Gunday et al. (2011). O estudo possui uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva. Como estratégia de pesquisa, utilizou-se o método de estudo de caso, desenvolvido a partir de entrevistas exploratórias e pesquisa documental. Dentre os principais resultados encontrados nos casos, o pressuposto de que a integração da sustentabilidade na gestão da cadeia de suprimentos está associada à inovação em processos não é corroborado nos casos analisados, pois, mesmo as empresas não apresentando uma orientação gerencial para a sustentabilidade no contexto da cadeia de suprimento na maioria das variáveis analisadas, a empresa Alumínio I apresenta um perfil inovador em seus produtos e processos, já para a Alumínio II, pode-se apontar que a adoção dessas práticas analisadas esteja colaborando para o seu desempenho inovador no âmbito de seus processos.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.