IDENTIDADES CULTURAIS DE CONSUMIDORES DA PITÚ EM SUA COMUNIDADE DE MARCA: UMA NETNOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v8i2.2812Keywords:
Comportamento de Compra. Consumidor. Religião. Música Gospel.Abstract
Hoje em dia o consumo tem papel fundamental no processo de construção de identidades. Nessa dinâmica, a marca se tornou um signo pelo qual os indivíduos se apresentam uns para os outros. Paralelamente, os avanços na tecnologia dão origem a ambientes virtuais onde diferentes pessoas interagem em torno de assuntos que lhes interessam. Com base nisto, o presente artigo tem por objetivo analisar como consumidores da Pitú constroem identidades culturais em interações sociais ocorridas em uma comunidade virtual da marca. Para tal, realizamos uma netnografia da comunicação das interações ocorridas na comunidade. A partir de uma análise do discurso funcional que toma por base a noção de relações de equivalências e diferenças, foram encontradas seis identidades culturais de consumidores. Os resultados contribuem com a academia ao apresentarem uma diferente visão de como as relações humanas podem ser mediadas pelas marcas. Por outro lado, os achados também servem de base para o gerenciamento de marcas e marketing de relacionamento.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.