Educação a Distância: valores que norteiam a escolha
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i1.1830Keywords:
test5eAbstract
Vivencia-se hoje a sociedade digital, caracterizada pelo uso de computadores, celulares e internet, permitindo mobilidade, inclusive na construção do conhecimento. Instituições educacionais estão adotando métodos de ensino a distância, transmitindo seus cursos pelos meios digitais através de redes de computadores. É importante salientar os avanços do país nesta modalidade educacional teve 2.261.921 estudantes matriculados em 2010, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância. Utilizando a técnica de pesquisa laddering, o presente trabalho objetivou identificar que valores estão por trás dessa escolha, em detrimento à educação presencial, representando hierarquicamente as conexões entre atributos, consequências e valores. O artigo inicia traçando um panorama geral da EaD focando sua evolução e importância como forma de ensino. Em seguida, trata-se a fundamentação teórica das cadeias meiosfim e sua influência nas escolhas do consumidor, bem como os valores que permeiam essa escolha. Posteriormente, explica-se a metodologia utilizada e são apresentados os resultados e discussões sobre a pesquisa realizada. Através dos resultados deste estudo foi possível concluir que a família, a autorrealização e a qualidade de vida, entendida por conforto e prazer, retrataram os valores determinantes da escolha pela modalidade a distância. Soma-se a isso o fato de que pesquisas como esta podem subsidiar a gestão de instituições de ensino superior em suas decisões, possibilitando mais assertividade e vantagem competitiva.Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.