O surgimento e o desenvolvimento da epistemologia da administração – inferências sobre a contribuição ao aperfeiçoamento da teoria administrativa.
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1529Keywords:
Código Florestal Brasileiro, Movimento de Mulheres Camponesas, Meios de Comunicação.Abstract
The Emergence and Development of Administration Epistemology - inferences about the contribution to the advancement of management theory.
Este artigo tem origem na constatação do interesse crescente da comunidade científica da administração na construção de uma epistemologia específica nesta área. No Brasil, tal interesse se revela principalmente pela a oferta da disciplina epistemologia em cursos de pós-graduação stricto sensu, pelo estabelecimento da epistemologia enquanto tema em duas divisões acadêmicas da ANPAD, pela realização anual na Universidade Federal de Santa Catarina de um colóquio internacional dedicado ao tema, como também pela discussão frequente de assuntos ligados à epistemologia da administração em eventos e publicações científicas. Todo esse movimento traz consigo uma espécie de questionamento crítico sobre os caminhos da própria ciência que observávamos em outras áreas, mas até então não na administração. Assim sendo, neste artigo adoto como objetivos sintetizar o surgimento e desenvolvimento dessa epistemologia específica, e inferir sobre suas prováveis contribuições para o aperfeiçoamento da teoria da administração. Para tanto, traço um panorama dessa epistemologia, e, em seguida expresso as seguintes inferências sobre algumas das suas possíveis contribuições para o aperfeiçoamento da teoria administrativa: a) amadurecimento da teoria pela adoção de uma atitude reflexiva dos pesquisadores; b) melhoria dos protocolos de pesquisa, adequando os métodos empregados aos objetivos das pesquisas; c) favorecimento da aproximação entre teoria e prática, entre pesquisadores e gestores; d) mapeamento realista do campo de atuação tanto dos pesquisadores como dos gestores; e) uma melhor visão de conjunto do campo da administração.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.