Consumo Consciente e seus Impactos sobre Valor Percebido e Lealdade em Produtos Ecologicamente Corretos: Proposição e Teste de um Modelo Teórico
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i2.1323Abstract
As práticas do consumo consciente estão presentes no debate a respeito da sustentabilidade do planeta, na sociedade como um todo. Este estudo tem por objetivo propor e testar um modelo teórico do consumo consciente, a partir da sua relação com valor percebido e lealdade em produtos ecologicamente corretos. O consumo consciente pode ser caracterizado a partir de quatro dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade/reutilização. Estas dimensões podem interferir sobre o valor percebido e este sobre a lealdade na compra de produtos ecologicamente corretos. Além disso, pressupõe-se que o envolvimento e o nível de escolaridade moderam a relação entre consciência ecológica com os outros construtos analisados e que a disposição a pagar a mais por estes produtos modera a relação entre valor e lealdade. Assim, a partir de uma survey com 339 respondentes e com uso da Modelagem de Equações Estruturais, pôde-se verificar que os resultados dos indicadores de ajuste do modelo teórico e do teste das hipóteses propostas, mostraram-se válidos e confiáveis para a situação analisada. Por outro lado, não houve suporte à hipótese da relação entre reciclagem e valor percebido e da moderação de envolvimento; escolaridade obteve suporte parcial. Este estudo apresenta contribuição teórica de operacionalização do modelo proposto e respectivas escalas, com medida do impacto relativo que cada construto tem no valor percebido e na lealdade a produtos ecologicamente corretos.
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