Consumo Consciente e seus Impactos sobre Valor Percebido e Lealdade em Produtos Ecologicamente Corretos: Proposição e Teste de um Modelo Teórico

Authors

  • Deonir De Toni Universidade de Caxias do Sul
  • Fabiano Larentis Universidade de Caxias do Sul
  • Adilene Alvares Mattia Universidade de Caxias do Sul
  • Rosecler Maschio Gilioli Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i2.1323

Abstract

As práticas do consumo consciente estão presentes no debate a respeito da sustentabilidade do planeta, na sociedade como um todo. Este estudo tem por objetivo propor e testar um modelo teórico do consumo consciente, a partir da sua relação com valor percebido e lealdade em produtos ecologicamente corretos. O consumo consciente pode ser caracterizado a partir de quatro dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade/reutilização. Estas dimensões podem interferir sobre o valor percebido e este sobre a lealdade na compra de produtos ecologicamente corretos. Além disso, pressupõe-se que o envolvimento e o nível de escolaridade moderam a relação entre consciência ecológica com os outros construtos analisados e que a disposição a pagar a mais por estes produtos modera a relação entre valor e lealdade. Assim, a partir de uma survey com 339 respondentes e com uso da Modelagem de Equações Estruturais, pôde-se verificar que os resultados dos indicadores de ajuste do modelo teórico e do teste das hipóteses propostas, mostraram-se válidos e confiáveis para a situação analisada. Por outro lado, não houve suporte à hipótese da relação entre reciclagem e valor percebido e da moderação de envolvimento; escolaridade obteve suporte parcial. Este estudo apresenta contribuição teórica de operacionalização do modelo proposto e respectivas escalas, com medida do impacto relativo que cada construto tem no valor percebido e na lealdade a produtos ecologicamente corretos.

 

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Author Biographies

Deonir De Toni, Universidade de Caxias do Sul

Atualmente é doutor adjunto II da Universidade de Caxias do Sul atua como Professor na Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Coordenador do núcleo de pesquisa atuando principalmente nos seguintes temas: Imagem de Produto e Preço, Estratégia de Precificação e Desempenho Organizacional.

Primeiro autor.

Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul

Professor de cursos de graduações em Administração e Comércio Internacional, membro Diretor de Inovação do CIC – Centro Indústria e Comércio de Bento Gonçalves, e sub coordenador do curso de Graduação de Comércio Internacional. Seu envolvimento está relacionado às pesquisas nas áreas de consumo consciente e aprendizagem organizacional.

Segundo autor.

Adilene Alvares Mattia, Universidade de Caxias do Sul

Professora e sub coordenadora do curso de Administração, coordenadora do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas da Universidade de Caxias do Sul Campus Região dos Vinhedos. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Aplicada da Região dos Vinhedos(NUPARVI/CARVI)Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Responsabilidade Social Corporativa, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, responsabilidade social, marketing, planejamento estratégico, novo negócio e desenvolvimento regional.

Terceira autora.

Rosecler Maschio Gilioli, Universidade de Caxias do Sul

Atualmente é professora titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Administração. Atua nas pesquisas principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, marketing e planejamento estratégico.

Quarta autora.

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade (UFRGS). Professor, pesquisador e coordenador de cursos de pós-graduação (Lato Sensu) na UCS (Administração Estratégica de Serviços, Planejamento e Gestão de Vendas, Gestão da Produção e MBA em Gestão Estratégica da Produção) e no CESF - Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (Marketing Estratégico, Gestão da Produção e Gestão Empresarial).

Quinto autor.

Published

2014-06-12