USO DO MERCADO FUTURO DE MILHO PARA MITIGAR O RISCO DE PREÇOS DA AVICULTURA
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v5i1.1250Keywords:
Modelo de Excelencia en Gestión. NBR ISO 9001, 2008. Integración de Sistemas. Organizaciones del Tercer Sector.Abstract
O objetivo deste artigo é analisar se os contratosfuturos de milho negociados na BM&F-BOVESPAfornecem mitigação eficiente de risco de preçopara a indústria de frango nacional em operaçõesde cross-hedge. Aplicou-se o modelo de hedgedinâmico bivariado GARCH-BEKK para cálculo doscoeficientes ótimos de hedge. Entretanto, registrouseuma baixa efetividade dessas operaçõessob diversos contextos de hedge e portfólio:ótimo, total, dinâmico. Os resultados podem seratribuídos às estruturas microeconômicas distintas,como a baixa correlação entre as séries dos preçosdevido às especificidades de ambas as indústrias, asazonalidade, os procedimentos de comercializaçãoe a formação dos preços em ambos os mercados.Todavia, a robustez do mercado sinaliza potencialeconômico-financeiro para a introdução de umcontrato futuro de carne de frango no Brasil.Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.