O Processo de Liderança como Facilitador da Aprendizagem Organizacional no Sebrae

Authors

  • Islania Andrade de Lira Delfino Universidade Federal de Campina Grande
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i2.1241

Abstract

Este estudo analisa o papel do processo de liderança (líder, liderado e contexto) como facilitador da aprendizagem organizacional no SEBRAE/PB. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas com 10 gerentes. Os resultados revelaram que o papel do líder é estimular a geração do conhecimento, interpretar e disseminar as informações e incentivar a sistematização. O liderado tem o papel de captar e gerar o conhecimento, interpretar e difundir as informações e compartilhar experiências. Já o contexto tem o papel de nortear e disponibilizar meios e estrutura adequada para que a aprendizagem ocorra na organização. Conclui-se que a liderança e a aprendizagem são processos que podem ser estudados de forma integrada e que os níveis de aprendizagem (individuo, grupo e organização) estão ligados ao processo de liderança (líder, liderados e contexto).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Islania Andrade de Lira Delfino, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sousa/PB. Interesses de Pesquisa em Aprendizagem e Comportamento Organizacional.

Anielson Barbosa da Silva, Universidade federal da Paraíba

Professor do departamento de Administração e coordenador no programa Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Competências – NAC/CNPq (www.ccsa.ufpb.br/nac). Pesquisador do CNPq. Interesse de pesquisas nas áreas de Aprendizagem Gerencial e Organizacional, Gestão por Competências, Comportamento Organizacional e Gestão Universitária. E-mail: anielson@uol.com.br

Published

2014-06-12