Fatores de Influência no Desempenho em Redes de Colaboração Interorganizacional Horizontal: Um Estudo no Segmento de Autopeças
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i4.1099Abstract
O segmento do aftermarket de autopeças nacional vive uma profunda mudança em seus canais de distribuição, comprimindo a figura do varejo que, para responder a tais mudanças, tem se unido e constituído diversas ações, dentre elas a formação da Rede Âncora de Autopeças. As redes de colaboração interorganizacional têm o potencial de contribuir para a competitividade das empresas que a integram, uma vez que permitem acesso a informações, recursos, mercados e tecnologias, que ampliam as vantagens econômicas no tocante ao aprendizado, às escalas e escopo de produção ou de comercialização. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi verificar a influência dos fatores estruturais e relacionais na percepção do desempenho pelos gestores das empresas que integram a Rede Âncora de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa de natureza explicativa, com abordagem quantitativa. Foi realizada uma pesquisa de campo junto às empresas participantes dessa rede, sendo utilizados como instrumentos de coleta um questionário aplicado junto aos gestores dessa empresas e uma entrevista semi-estruturada com o atual presidente da Rede Âncora de Pernambuco. Para o tratamento dos dados advindos do questionário, foram usadas estatística descritiva e regressão múltipla. Na análise da regressão múltipla, foi utilizado o modelo o recíproco uma vez que a literatura não apontava um modelo empírico já testado. Com os resultados obtidos, confirma-se estatisticamente a relação entre a dimensão estrutural e a dimensão relacional com o desempenho percebido pelos gestores.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.