Análise de Indicadores do Environmental Management Accounting Evidenciados no Global Reporting Initiative
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i2.988Palavras-chave:
leitura, biblioteca, formação.Resumo
O estudo objetiva investigar o comportamento de indicadores do Environmental Management Accounting (EMA) evidenciados no Global Reporting Initiative (GRI) de empresas do setor de papel e celulose. Pauta-se na pesquisa de Jasch (2002), que utilizou dados físicos e monetários do EMA para averiguar o desempenho ambiental da empresa canadense de papel e celulose SCA Laakirchen. Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de análise documental de três empresas do setor de celulose e papel. Indicadores físicos ambientais do EMA evidenciados no GRI dessas empresas, no período de 2006 a 2010, foram analisados com aplicação da Análise Envoltória dos Dados. Os resultados mostram que a Suzano Papel e Celulose S.A. apresentou eficiência ao longo do período, comparando-se o volume de recursos materiais, água e energia consumidos e o volume de produção gerado. A Klabin S.A. foi ganhando eficiência no período, particularmente a partir de 2008. A Celulose Irani S.A. baixou sua eficiência em 2008 e 2009 e apresentou recuperação em 2010. Conclui-se que os indicadores físicos do EMA, evidenciados no GRI de 2006 a 2010, sinalizam que estas empresas vem buscando maior eficiência no uso dos recursos naturais, o que é importante para garantir o futuro das próximas gerações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.