ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DOS CLUSTERS INDUSTRIAIS DE CALÇADOS DE FRANCA E BIRIGUI
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v4i2.889Palavras-chave:
Curso de licenciatura. Estágio curricular. Formação inicial de professores.Resumo
O foco do presente estudo é a análise da competitividade dos clusters de produção de sapatos localizados nas cidades de Franca e Birigui. O objetivo geral do trabalho é comparar a competitividade desses clusters e aplicar e avaliar a operacionalidade do modelo teórico proposto por Zaccarelli et al. (2008) para a comparação da competitividade de clusters. O estudo pode ser entendido como uma pesquisa exploratória e descritiva, com características qualitativas. Para a aplicação do modelo teórico foram desenvolvidos indicadores, com o propósito ganhar operacionalidade. A coleta de dados ocorreu por meio do levantamento de dados primários e secundários. Os dados primários foram obtidos com pesquisas junto a empresas dos clusters. O levantamento de dados secundários foi efetuado por meio de uma pesquisa junto a órgãos relacionados ao setor e às cidades estudadas e artigos relacionados ao tema. Adicionalmente, realizou-se entrevista não estruturada com especialistas. Concluiu-se que o cluster de Franca é mais competitivo que o de Birigui. Algumas das métricas propostas no modelo teórico foram de difícil utilização, sendo substituídas por outras. Considera-se que as novas métricas desenvolvidas e os achados sobre as características particulares de competitividade de cada cluster são contribuições desta pesquisa.Downloads
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.