EMOÇÕES A FLOR DA PELE: A RELAÇÃO ENTRE AS FALHAS DO EMPREENDEDOR E OS ASPECTOS AFETIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v16i2.7683

Palavras-chave:

Empreendedor, falhas, aspectos afetivos

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como os aspectos afetivos dos empreendedores se relacionam com as falhas.

Método/abordagem: O método utilizado é o qualitativo de natureza descritiva e exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com 15 empreendedores brasileiros. Os dados foram categorizados através do software Atlas.ti. Em seguida, foi realizada a análise dos dados, adotou-se o método da análise de conteúdo, considerando a perspectiva de Bardin (2016).

Principais Resultados: Os resultados obtidos variaram de acordo com as vivências e particularidades de cada indivíduo. As emoções dos empreendedores foram identificadas em duas vertentes: (i) os aspectos afetivos podem afetar o empreendedor, levando-o a realizar ações e atitudes ineficazes, resultando em falhas no negócio; e (ii) as consequências e as emoções que o empreendedor carrega após a falha ter ocorrido. Ambas as vertentes apresentaram atenuantes positivos e negativos, variando em intensidade e tempo de duração.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: O propósito deste estudo é contribuir para o debate sobre como a afetividade pode afetar os empreendedores e preencher uma lacuna nas evidências existentes. Mais especificamente, este estudo visa retirar o estigma associado à falha como algo que traz apenas consequências negativas para o empreendedor, ajudando a promover um processo de aprendizagem mais efetivo.

Originalidade/relevância: Ao investigar como os aspectos afetivos dos empreendedores se relacionam com as falhas, alinhando os campos do conhecimento do empreendedorismo e da psicologia, este estudo se mostra relevante por oferecer insights que possam ser aplicados tanto no âmbito acadêmico quanto no gerencial, contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo e o aprimoramento das práticas empreendedoras.

Biografia do Autor

Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Nove de Julho

Pesquisadora com Bolsa de Produtividade do CNPq; Pesquisadora da FAPESP; Doutora pela Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) em Estratégia e Empreendedorismo; Professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/Mestrado e Doutorado) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Nove de Julho

Pós-Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Alessandra Cassia de Medeiros Dellaquila, Universidade Nove de Julho

Professora do Ensino Superior na Instituição FATEC e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

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Publicado

2023-11-14

Edição

Seção

Artigos