EMOÇÕES A FLOR DA PELE: A RELAÇÃO ENTRE AS FALHAS DO EMPREENDEDOR E OS ASPECTOS AFETIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v16i2.7683

Palavras-chave:

Empreendedor, falhas, aspectos afetivos

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como os aspectos afetivos dos empreendedores se relacionam com as falhas.

Método/abordagem: O método utilizado é o qualitativo de natureza descritiva e exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com 15 empreendedores brasileiros. Os dados foram categorizados através do software Atlas.ti. Em seguida, foi realizada a análise dos dados, adotou-se o método da análise de conteúdo, considerando a perspectiva de Bardin (2016).

Principais Resultados: Os resultados obtidos variaram de acordo com as vivências e particularidades de cada indivíduo. As emoções dos empreendedores foram identificadas em duas vertentes: (i) os aspectos afetivos podem afetar o empreendedor, levando-o a realizar ações e atitudes ineficazes, resultando em falhas no negócio; e (ii) as consequências e as emoções que o empreendedor carrega após a falha ter ocorrido. Ambas as vertentes apresentaram atenuantes positivos e negativos, variando em intensidade e tempo de duração.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: O propósito deste estudo é contribuir para o debate sobre como a afetividade pode afetar os empreendedores e preencher uma lacuna nas evidências existentes. Mais especificamente, este estudo visa retirar o estigma associado à falha como algo que traz apenas consequências negativas para o empreendedor, ajudando a promover um processo de aprendizagem mais efetivo.

Originalidade/relevância: Ao investigar como os aspectos afetivos dos empreendedores se relacionam com as falhas, alinhando os campos do conhecimento do empreendedorismo e da psicologia, este estudo se mostra relevante por oferecer insights que possam ser aplicados tanto no âmbito acadêmico quanto no gerencial, contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo e o aprimoramento das práticas empreendedoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Nove de Julho

Pesquisadora com Bolsa de Produtividade do CNPq; Pesquisadora da FAPESP; Doutora pela Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) em Estratégia e Empreendedorismo; Professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/Mestrado e Doutorado) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Nove de Julho

Pós-Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Alessandra Cassia de Medeiros Dellaquila, Universidade Nove de Julho

Professora do Ensino Superior na Instituição FATEC e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Referências

Byrne, O., & Shepherd, D. A. (2015). Different strokes for different folks: Entrepreneurial narratives of emotion, cognition, and making sense of business failure. Entrepreneurship Theory and Practice, 39(2), 375-405. https://doi.org/10.1111/etap.12046

Cardon, M. S., Foo, M., Shepherd, D., & Wiklund, J. (2012). Exploring the Heart: Entrepreneurial Emotion is a Hot Topic. Entrepreneurship Theory and Practice, 36(1), 110. https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2011.00501.x

Cardon, M. S., Stevens, C. E., & Potter, D. R. (2011). Misfortunes or mistakes? Cultural sensemaking of entrepreneurial failure. Journal of Business Venturing, 26(1), 79-92. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2009.06.004

Bolinger, A. R., & Brown, K. D. (2015). Entrepreneurial failure as a threshold concept: The effects of student experiences. Journal of Management Education, 39(4), 452-475. https://doi.org/10.1177/1052562914560794

Byrne, O., & Shepherd, D. A. (2015). Different strokes for different folks: Entrepreneurial narratives of emotion, cognition, and making sense of business failure. Entrepreneurship Theory and Practice, 39(2), 375-405. https://doi.org/10.1111/etap.12046

Cacciotti, G., Hayton, J. C., Mitchell, J. R., & Giazitzoglu, A. (2016). A reconceptualization of fear of failure in entrepreneurship. Journal of Business Venturing, 31(3), 302–325. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2016.02.002

Camillo, A. A., Connolly, D. J., & Woo Gon Kim. (2008). Success and Failure in Northern California: Critical Success Factors for Independent Restaurants. Cornell Hospitality Quarterly, 49(4), 364–380. https://doi.org/10.1177/1938965508317712

Cannavacciuolo, L., Iandoli, L., Ponsiglione, C., & Zollo, G. (2017). Learning by failure vs learning by habits: Entrepreneurial learning micro-strategies as determinants of the emergence of co-located entrepreneurial networks. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 23(3), 524-546. https://doi.org/10.1108/IJEBR-11-2015-0238

Cardon, M. S., Foo, M., Shepherd, D., & Wiklund, J. (2012). Exploring the Heart: Entrepreneurial Emotion is a Hot Topic. Entrepreneurship Theory and Practice, 36(1), 1–10. https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2011.00501.x

Cardon, M. S., Stevens, C. E., & Potter, D. R. (2011). Misfortunes or mistakes? Cultural sensemaking of entrepreneurial failure. Journal of Business Venturing, 26(1), 79-92. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2009.06.004

Chua, H. S., & Bedford, O. (2016). A Qualitative Exploration of Fear of Failure and Entrepreneurial Intent in Singapore. Journal of Career Development, 43(4), 319–334. https://doi.org/10.1177/0894845315599255

Cooper, D. R., & Schindler, P. S. (2016). Métodos de Pesquisa em Administração. 12ª edição. McGraw Hill Brasil.

Cope, J. (2011). Entrepreneurial learning from failure: An interpretative phenomenological analysis. Journal of Business Venturing, 26(6), 604-623. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2010.06.002

Creswell, J. W. (2010). Mapping the developing landscape of mixed methods research. The Sage handbook of mixed methods in social & behavioral research, 45–68.

De Cock, R., Denoo, L., & Clarysse, B. (2020). Surviving the emotional rollercoaster called entrepreneurship: The role of emotion regulation. Journal of Business Venturing, 35(2), Artigo 2. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2019.04.004

Dong, R. K. (2022). Emotion and International Business: Theorising Fear of Failure in the Internationalisation. Frontiers in Psychology, 13, 850816. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.850816

Finkelstein, S. (2004). The seven habits of spectacularly unsuccessful executives. https://faculty.tuck.dartmouth.edu/images/uploads/faculty/sydney-finkelstein/finkelstein_ivey_2004.pdf

Gao, Q., Wu, C., Wang, L., & Zhao, X. (2020). The Entrepreneur’s Psychological Capital, Creative Innovation Behavior, and Enterprise Performance. Frontiers in Psychology, 11, 1651. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01651

Goleman, D. (2007). Inteligência emocional por que ela pode ser mais importante que o Qi. Objetiva.

Jenkins, A., & McKelvie, A. (2016). What is entrepreneurial failure? Implications for future research. International Small Business Journal: Researching Entrepreneurship, 34(2), 176–188. https://doi.org/10.1177/0266242615574011

Joseph, G., Aboobaker, N., & KA, Z. (2023). Entrepreneurial cognition and premature scaling of startups: a qualitative analysis of determinants of start-up failures. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies, 15(1), 96-112. https://doi.org/10.1108/JEEE-11-2020-0412

Khelil, N. (2016). The many faces of entrepreneurial failure: Insights from an empirical taxonomy. Journal of Business Venturing, 31(1), 72-94. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2015.08.001

Klimas, P., Czakon, W., Kraus, S., Kailer, N., & Maalaoui, A. (2021). Entrepreneurial failure: a synthesis and conceptual framework of its effects. European Management Review, 18(1), 167-182. https://doi.org/10.1111/emre.12426

Lazarus, R. (apr. 1991a). Cognition and motivation in emotion. 46(American Psychologist), 352–367.

Lee, J., & Miesing, P. (2017). How entrepreneurs can benefit from failure management. Organizational Dynamics, 46(3), 157-164. https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2017.03.001

Leone, N. M. C. O. G. (1999, junho). As especificidades das pequenas e médias empresas. Revista de Administração, 34(2), 91–94.

Li, Y. (2011). Emotions and new venture judgment in China. Asia Pacific Journal of Management, 28(2), 277–298. https://doi.org/10.1007/s10490-009-9145-4

Lu, X., Xiong, Y., Lv, X., & Shan, B. (2022). Emotion in the Area of Entrepreneurship: An Analysis of Research Hotspots. Frontiers in Psychology, 13, 922148. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.922148

Manzano-García, G., Ayala-Calvo, J. C., & Desrumaux, P. (2020). Entrepreneurs’ Capacity for Mentalizing: Its Influence on Burnout Syndrome. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(1), 3. https://doi.org/10.3390/ijerph18010003

McClelland, D. C. (2010). Achieving Society: Characteristics of Entrepreneurs, 1961 [dataset]. Harvard Dataverse. https://doi.org/10.7910/DVN/7CPPE6

Minello, I. F., & Scherer, I. B. (2014). Características Resilientes do Empreendedor Associadas ao Insucesso Empresarial. Revista de Ciências da Administração, 228–245. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n38p228

Mueller, B. A., & Shepherd, D. A. (2016). Making the Most of Failure Experiences: Exploring the Relationship between Business Failure and the Identification of Business Opportunities. Entrepreneurship Theory and Practice, 40(3), 457–487. https://doi.org/10.1111/etap.12116

Omorede, A. (2021). Managing crisis: a qualitative lens on the aftermath of entrepreneurial failure. International Entrepreneurship and Management Journal, 17(3), 1441-1468. https://doi.org/10.1007/s11365-020-00655-0

Othman, N. H., Othman, N., & Juhdi, N. H. (2020). Entrepreneurial Emotions on Start-Up Process Behavior among University Students. Iranian Journal of Management Studies, Online First. https://doi.org/10.22059/ijms.2020.311900.674258

Pardo, C., & Alfonso, W. (2017). Applying “attribution theory” to determine the factors that lead to the failure of entrepreneurial ventures in Colombia. Journal of Small Business and Enterprise Development, 24(3), 562-584. https://doi.org/10.1108/JSBED-10-2016-0167

Quach, S., Weaven, S. K., Thaichon, P., Grace, D., Frazer, L., & Brown, J. R. (2021). The experience of regret in small business failure: Who’s to blame? European Journal of Marketing, 55(8), 2201–2238. https://doi.org/10.1108/EJM-12-2019-0917

Quansah, E., & Hartz, D. E. (2021). Strategic adaptation: Leadership lessons for small business survival and success. American Journal of Business, 36(3/4), 190–207. https://doi.org/10.1108/AJB-07-2020-0096

Sarasvathy, S. (2023). Questions worth asking for futures worth making: An effectual approach. Small Business Economics, 61(1), 11–21. https://doi.org/10.1007/s11187-023-00747-5

Schermuly, C. C., Wach, D., Kirschbaum, C., & Wegge, J. (2021). Coaching of insolvent entrepreneurs and the change in coping resources, health, and cognitive performance. Applied Psychology, 70(2), 556-574. https://doi.org/10.1111/apps.12244

Shepherd, D. A. (2004). Educating entrepreneurship students about emotion and learning from failure. Academy of Management Learning & Education, 3(3), 274-287. https://doi.org/10.5465/AMLE.2004.14242217

Shepherd, D. A. (2016). Learning from entrepreneurial failure: Emotions, cognitions, and actions (1 Edition). Cambridge University Press.

Subramani, J. (2020). Concept of Entrepreneurs and Entrepreneurship- A Critical Review. International Journal of Innovative Science and Research Technology, 5(5), 177–179.

Vergara, S. C. (2016). Projetos e relatórios de pesquisa em administração (16a. Ed.). Grupo Gen - Atlas.

Walsh, G. S., & Cunningham, J. A. (2017). Regenerative failure and attribution: Examining the underlying processes affecting entrepreneurial learning. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 23(4), 688-707. https://doi.org/10.1108/IJEBR-03-2015-0072

Waters, J., Nicolaou, N., Stefanidis, D., Efstathiades, H., Pallis, G., & Dikaiakos, M. (2021). Exploring the sentiment of entrepreneurs on Twitter. PLOS ONE, 16(7), e0254337. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0254337

Wolfe, M. T., & Shepherd, D. A. (2015). “Bouncing back” from a loss: Entrepreneurial orientation, emotions, and failure narratives. Entrepreneurship Theory and Practice, 39(3), 675-700. https://doi.org/10.1111/etap.12057

Zarelli, P. R., Otto, E. M., & Junior, S. L. (2021). Intenção empreendedora entre estudantes universitários: influência das características e treinamento empreendedor. Revista Gestão Organizacional, 14(3), 299-320. http://dx.doi.org/10.22277/rgo.v14i3.524

Zonatto, P. A. F., Sbissa, A. P., Rossetto, C. R., & da Silva Zonatto, V. C. (2019). Da paixão pela cozinha a visão empreendedora: o caso da barraca do carioca. Revista Gestão Organizacional, 12(2), 147-163. https://doi.org/10.22277/rgo.v12i2.4406

Downloads

Publicado

2023-11-14

Edição

Seção

Artigos