EXPECTATIVA E REALIDADE NA ADOÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: BARREIRAS, CONFLITOS, LOCUS DE CONTROLE E EFETIVIDADE DE USO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v17i1.7642

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Modelo de Aceitação da Tecnologia, Resistência, Locus de Controle, Uso Efetivo da Tecnologia

Resumo

Este caso para ensino narra experiências de um servidor técnico-administrativo nos primeiros meses após sua transferência para a secretaria de um programa de pós-graduação (PPG) de uma universidade federal brasileira. Aqui, as experiências de interesse referem-se a conflitos interpessoais e à percepção de falta de poder de controle na institucionalização de um sistema organizacional de tecnologia da informação (TI), qual seja, um sistema de informação gerencial do tipo enterprise resource planning (ERP). A introdução de sistemas ERP altera profundamente as rotinas organizacionais e os comportamentos esperados de seus usuários (aqui, os docentes daquele PPG), de modo que conflitos entre colegas são comuns e devem ser entendidos e tratados. Em organizações públicas, porém, a prática revela desafios para além da modelagem de novas rotinas e treinamentos funcionais, pois estruturas de poder—real ou imaginário—podem estar profundamente estabelecidas. O quadro teórico deste caso envolve a aceitação, a adoção, a resistência e o uso do sistema ERP pelo grupo de trabalho, bem como aspectos da efetividade desse uso e onde se localiza (locus) a fonte de controle do seu processo de institucionalização. Esse quadro teórico é formado pela apresentação dos modelos mais clássicos da área e breve discussão de suas contribuições e deficiências conhecidas. A narrativa geral oportuniza análise guiada por tradições de pesquisa iniciadas na década de 1980 e evoluídas ao longo de três décadas, e permite problematizar a enorme complexidade e as contingências dos ambientes em que tecnologias organizacionais compulsórias são introduzidas a indivíduos acostumados com o poder de decisão sobre novas práticas.

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Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

Casos para Ensino