Comunicação e ideologia na empresa: Análise de discursos em uma organização do setor siderúrgico
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v2i1.76Resumo
Partindo do pressuposto de que os discursos disseminados por meio da comunicação empresarial buscam a sedimentação de uma imagem positiva da empresa e da sua gestão frente aos públicos externos e internos, pretende-se, neste artigo, identificar e analisar as estratégias discursivas de persuasão ideológica de uma empresa do setor de siderurgia de Minas Gerais. Por meio de uma estratégia metodológica qualitativa, concentrada sobre discursos formais da organização, neste estudo foi utilizada a vertente francesa da técnica da análise do discurso. O material selecionado foi submetido a tratamento linguístico sistemático, de forma a se obter as estratégias discursivas de persuasão ideológica – explícitas, implícitas ou silenciadas – na comunicação formal. A análise do material revela o uso de peças comunicacionais com o intuito de mobilizar os públicos interno e externo em prol dos interesses da organização. Seja recorrendo a figuras grandiloquentes e despreocupadas com os resultados empresariais, seja apelando aos propósitos do capitalismo, os discursos da empresa revelam a presença da ideologia como um dos vetores da estratégia empresarial, um processo cuja intencionalidade ideológica se procurou explorar ao longo deste trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.